UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Marco Moreira Martins

Data e local de nascimento:
05/03/1987, em Florianópolis (SC)

Peso/Altura:
90 kg / 1,91 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Prova:
Skiff quádruplo

Participações no Pan:
Estreante

Campanha no Pan do Rio:
Quinto lugar

Marco Martins

Aos 12 anos de idade, Marco media 1,65 m e pesava 100 kg. A idéia de procurar um esporte para emagrecer começou a se tornar latente. Então, aproveitou que seu pai tinha um amigo que era diretor em um clube e se inscreveu para aprender a remar.

Nos primeiros anos emagreceu bastante e aquilo parecia o suficiente para Marco que não imaginava que pouco tempo depois estaria defendendo as cores brasileiras em um Pan. Mas esteve. Oito anos depois do seu início, ele foi integrante do barco mais jovem que irá remar nos Jogos.

Antes da prova lembrou da melhor condição dos adversários: "Eu não diria que somos azarões, mas os adversários são muito fortes".

E para tentar desbancar as fortes embarcações dos Estados Unidos, Argentina e Cuba que vieram para atropelar os mais novos, Marco chegou a enfrentar uma rotina de treinos bastante intensa desde que mudou para o Rio de Janeiro, há dois anos. Até então ele treinava em Florianópolis, mas com o objetivo de competir no Pan, sua decisão foi se mudar para o local-sede.

A faculdade de Fisioterapia em que Marco cursava o primeiro período também foi trancada por conta dos treinamentos. Tudo para sair com a medalha no Pan.

Para Marco, duas palavras podem resumir sua vida como atleta: sonhar e vencer. Por isso tatuou no braço esquerdo ideogramas japoneses que tem este significado. E para o Pan também pintou o cabelo de azul. Para dar sorte? "Não, para aparecer mesmo", ele conta.

Mas toda essa preparação não acabou como se esperava. Marco estava certo sobre a condição de seus adversários. Depois de se classificar para as finais, o barco brasileiro terminou em último lugar, a mais de 39 s dos primeiros, os canadenses.