UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
João Soares Júnior

Data e local de nascimento:
31/03/86, em Florianópolis (SC)

Peso/Altura:
90 kg / 1,91 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Prova:
Skiff Quádruplo

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quinto lugar

João Soares Júnior

Se João Soares Júnior continuasse no vôlei talvez não tivesse a chance de disputar uma medalha pan-americana. Isso porque ele investiu seu tempo e dinheiro entre os anos 1998 e 2001 na equipe da Unisul. Mas não demorou para perceber que não era esse o esporte que ele se dava melhor.

E o principal fator desta mudança foi seu irmão, Júlio Santos, que já era técnico de remo e o convidou para treinar. Em 2005, cinco anos depois do início de João os dois foram convidados para trabalhar no Clube de Regatas Vasco da Gama, onde estão até hoje.

João é treinado pelo próprio irmão, mas conta que não vê muita vantagem nisso. "É até pior para mim porque tenho que dar o exemplo para todos os outros atletas", conta. Nesse exemplo está incluída a pontualidade nos treinos que costumam demorar por volta de oito horas.

Com tanto preparo quase não sobra tempo para João se dedicar duas outras paixões que tinha: o Opala 1974 e a namorada. Reclamando do tempo que o atleta gastava e da distância a primeira a pular fora foi a namorada, mas o carro, que ele garante que é todo original, ele ainda visita quando sobra algum tempo.

Até a faculdade ele trancou. Tudo isso para tentar desempenhar um bom papel na prova do skiff quádruplo, que ele disputou no Pan. E as pretensões de João nem eram tão grandes. "Claro que todo mundo quer uma medalha, mas eu estou querendo ir bem para poder chegar no outro Pan com mais experiência", afirma.

Para seus objetivos, João saiu bem, conseguiu experiência ao terminar em quinto e último lugar na final. Para o objetivo dos companheiros, que visavam a medalha, o barco não foi tão bem: ficou a pouco mais de 39 s dos primeiros colocados.

Mesmo sem faculdade e namorada e a medalha, João já sabe como comemorará sua participação nos Jogos: "Vou dar uma volta no meu carro", contou.