UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
João Roberto Lopes Pallassão

Data e local de nascimento:
23/02/1987, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
92 kg / 1,86 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Oito com

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de prata

João Palassão

Na sua primeira participação em Jogos Pan-Americanos, João Palassão conseguiu conquistar uma medalha de prata. Porém, há pouco tempo ele não esperava que estivesse competindo pela seleção brasileira. Foi entre uma consulta e outra que um paciente da mãe de João Palassão reconheceu em João características importantes para um bom remador. A que mais chamou atenção foi a altura e não demorou para que ele convidasse o menino para conhecer o esporte.

Aos 13 anos, depois de já ter tentado esportes mais brutos como a luta e o judô, João não negou a oportunidade de uma nova experiência e acabou gostando bastante do esporte. A falta de perspectiva de competir na seleção fez com que ele começasse devagar. Sua primeira competição foi aos 14 anos e acabou ficando em segundo lugar.

Com o tempo, começou a levar o esporte mais a sério e treinar mais intensamente no clube onde praticava o remo. Em 2003 competiu no Troféu Brasil de remo e a vitória serviu para mostrar que ele tinha o talento suficiente para representar o Brasil no Pan, muito embora ele nem pensasse nisso. Além do que, sua idade era limitante. Afinal tinha com 16 anos e ainda competia na categoria infanto-juvenil.

Quatro anos depois, a idéia de competir no Pan caiu em seu colo. Com apenas vinte anos, Palassão parecia ainda um pouco verde. "É meio prematuro isso. Foi meio sem querer".

Porém é fato que ele não foi despreparado. Trancou o segundo ano da faculdade de odontologia para treinar e enfrentar o mesmo ritmo dos grandes remadores da competição. Assim, pensar em uma medalha não era nada irreal e competindo em um barco com mais sete remadores experientes subir no pódio ficou até mais fácil. E Palassão conseguiu. Conquistou a medalha de prata e mais experiência, deixando de lado o antigo ar de iniciante.