UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Jairo Natanael Fröhlich Klug

Data e local de nascimento:
18/04/1984, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
84 kg / 1,90 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Skiff quádruplo

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quinto lugar

Jairo Klug

O que levou Jairo a conhecer e treinar remo foi vontade de praticar algum esporte aliada a falta de escolha. Com 17 anos, depois de já ter experimentado o handebol sem sucesso, ele resolveu que deveria fazer um esporte. Foi até a USP (Universidade de São Paulo) e descobriu que havia um projeto para que não-alunos também praticassem esportes lá.

Pensou na natação, mas a lista já estava cheia. Apenas o remo, dos esportes restantes, lhe interessava e Jairo não demorou a se matricular. "Comecei mais para praticar um esporte mesmo, ia apenas duas vezes por semana". Mas Jairo começou a gostar do remo e o treinador do estilo que Jairo remava.

Assim foi convidado a treinar mais vezes e se aperfeiçoar no esporte, até que chegou o dia da sua primeira competição. "Foi muito dolorido, mas no final das contas acabei ganhando", lembra. A vitória veio em hora certa e Jairo começou a acreditar em si mesmo e começar a pensar na sua vida como atleta.

Porém, esta certeza só veio em 2003, quando foi começou a treinar no seu atual clube, o Pinheiros. "Lá eles têm um trabalho muito sério e foi lá que comecei a pensar em competir em um Pan". Foi como ver um sonho se aproximando, próximo de se tornar realidade. Afinal, ele mesmo afirma que sempre gostou muito de competições deste nível, mas nunca tinha se encarado como um atleta deste patamar.

Nos anos de 2005 e 2006 também sentiu os problemas de um atleta de alto nível. Duas contusões, uma na costela e outra no joelho, abalaram sua moral e colocaram em dúvida a continuação como atleta. "Pensei em parar, mas aí falei com a minha família e meu treinador que falaram: 'Você veio até aqui para largar?' Aí continuei".

Na sua estréia em um Pan, Jairo começou bem, em um barco de outros três remadores mais experientes. Mesmo assim ele sabia que, se conseguisse uma medalha, seria muito suada: "É uma das provas mais pesadas que existe", contou antes de competir.

Tinha razão. A embarcação terminou em último lugar nas finais, atrás de Cuba, Argentina, Estados Unidos e Uruguai.