UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fabiana Beltrame

Data e local de nascimento:
09/04/1982, em Florianópolis (SC)

Peso/Altura:
65 kg / 1,73 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Prova:
Skiff quádruplo

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quinto lugar

Fabiana Beltrame

Fabiana Beltrame será sempre lembrada por ser a primeira remadora brasileira a participar de uma Olimpíada. Ela esteve presente nos Jogos de 2004, em Atenas. E reconhece que essa conquista acabou por dar uma importância especial para sua carreira. "Foi um marco na minha vida", conta.

Porém, até se tornar uma atleta olímpica, Fabiana passou por experiências quase tão importantes quanto a de Atenas. A primeira delas foi um campeonato estadual na década de 90, logo que começou a treinar o esporte. Foram, aliás, estes campeonatos estaduais que incentivaram Fabiana a se tornar uma atleta de verdade.

Assim ela acabou sendo convocada para disputar os Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo. O sexto lugar na categoria skiff duplo não foi o resultado que ela esperava e o diagnóstico é preciso: "Não estava tão entrosada com a minha parceira (Caroline Beloni). Esperava uma medalha, mas foi o que deu para fazer".

Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, a expectativa era a mesma e Fabiana esperava não ter que repetir o discurso de 2003, mas, de certa forma, acabou repetindo. Depois de ficar na última posição das finais, a 35 s das quartas colocadas, Fabiana saiu bastante desanimada da arena de competição: "Não quero colocar culpa em ninguém, não sei se o barco estava nervoso, ou que foi. Havia muita marola, mas isso tinha para todo mundo. Paramos três vezes. Não tem desculpa, é frustrante."

E ela contou com uma ajuda especial para melhorar o desempenho, o namorado Gibran Cunha, que já competiu em três Jogos Pan-Americanos. Foi com ele que Fabiana passou o tempo livre, aproveitando para passear com a cachorra ou ir ao cinema. Não enfrentaram programas pesados. Até mesmo porque era difícil que os dois estivessem dispostos a sair e passar a noite toda em claro. Foram alguns sacrifícios que não valeram tanto a pena. Mas para Fabiana há de valer: "Para alguma coisa essa derrota tem de servir", contou.