UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
José Roberto do Nascimento Junior

Data e local de nascimento:
17/05/1971, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
86 kg / 1,86 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Oito com

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de prata

Beto Nascimento

Em 1996 Beto não imaginava que poderia conquistar uma medalha de prata em Jogos Pan-Americanos. Por isso abandonou a seleção brasileira de remo. Estava cansado da vida que lhe tomava quase todo o dia e queria se dedicar a sua vida profissional. Resolveu se focar na informática, com que trabalhava, mas logo depois abiu uma loja de surfe em um shopping, em São Paulo. A loja fechou e Beto acabou abrindo uma empresa de consultoria em recursos humanos. Mesmo com tantas atribulações, Beto não conseguiu parar de remar.

E foi em 2003 que decidiu que queria voltar para a seleção e competir nos Jogos Pan-Americanos. Então, aproveitou uma reunião de negócios com o parceiro Alexandre Ribas (que também é remador da seleção e havia abandonado o remo) e fez a proposta. "Falei para ele: 'Bixo, nós temos que competir nesse Pan' e apresentei um programa de treinamento de um inglês que conheci".

Os dois resolveram apostar na idéia e voltaram a remar sem mesmo ter um técnico. O primeiro teste foi uma lástima e seria desanimador para qualquer outro atleta, mas não foi para Beto e seu parceiro. "Decidimos que íamos seguir e ver o que acontecia". Valeu a pena. Em 2005 os dois conquistavam a medalha de prata no Campeonato Brasileiro.

O sonho do Pan parecia muito próximo quando uma fatalidade abalou o ânimo de Beto. A morte de seu pai não lhe dava mais tanta vontade de remar. Porém foi conversando com um amigo terapeuta que a vontade de competir voltou e a garra pela medalha ficou mais forte do que nunca.

No Pan-Americano Beto remou na categoria oito com e a medalha de prata não foi só a recompensa por todo o esforço de treinos "quase militares", mas também a certeza de que voltar a remar depois de tanto tempo valeu a pena.