Data e local de nascimento:
05/03/1974, em Florianópolis (SC)
Peso/Altura:
85 kg / 1,89 m
Residência:
Rio de Janeiro (RJ)
Provas:
Dois sem e oito com
Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007
Campanha no Pan do Rio:
Medalha de bronze e Medalha de prata
Anderson Nocetti
Anderson Nocetti, ou Macarrão, como é conhecido, foi um dos remadores que se saiu melhor no Pan de 2007. Conquistou o bronze na prova de dois sem e a prata no oito com. Mas nem sempre ele foi apaixonado pelo remo. Até os 16 anos, a modalidade em que ele investia tempo e dinheiro era o ciclismo, ou mais precisamente o bicicross. Sem muita verba para investir na bicicleta, a saída era vender picolés para conseguir algum dinheiro.
Mas sua participação no mercado dos gelados não durou muito. Com o incentivo do irmão mais velho, Anderson conheceu o esporte dos barcos, uma modalidade que exige muito menos investimento monetário e na qual ele ganhou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Desde então trocou o pedal pelo remo.
Mesmo assim, este "manezinho da ilha", como são conhecidos os naturais de Florianópolis, não teve uma carreira contínua. Nocetti afastou-se do remo durante os anos de 1994 e 1995, mas resolveu voltar quando viu seus colegas irem disputar as Olimpíadas de 1996, em Atlanta.
O desejo de se tornar um atleta olímpico não demorou a se realizar. Foi em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney. Porém, o resultado no skiff simples não foi dos melhores: ficou em 13º e só por conta da desclassificação de um atleta por doping.
Em 2004, Nocetti viajou a Atenas para melhorar sua própria marca. A 13ª posição veio e contentou: "Na verdade consegui uma posição melhor que em Sydney, pois lá acabei em 14º, e como teve um caso de dopping, subi uma posição. Desta vez não. Eu ganhei a final C e garanti a posição", conta.
Atualmente, Macarrão se considera um atleta "caxias", devido à grande carga de treinos que executa: "Já que não se não sou talentoso, tenho que compensar na força de vontade", brinca.
E força de vontade parece que não falta em Nocetti. Entusiasta de trabalhos artesanais, o atleta construiu dois barcos de fibra, com os quais compete nas seletivas e nos campeonatos brasileiros desde 2004. Foi com um destes barcos que ele competiu no Pan de 2007.
E deu certo. Ele subiu no pódio nas duas vezes em que competiu.