UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Vicente Guida Berlanga Henriques

Data e local de nascimento:
05/09/1978, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
87 kg / 1,92 m

Residência:
Cremona (Itália)

Posição:
Marcador

Clube:
Cremona (Itália)

Participações no Pan:
Winnipeg-99, Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan:
Medalha de prata

Vicente Henriques

O marcador Vicente Henrique é o único integrante da seleção brasileira masculina de pólo a atuar na forte Liga Italiana. Jogador do Cremona desde a temporada 2004/2005, ele foi campeão nacional logo no ano de chegada ao clube.

"É muito difícil jogar na Itália. É a melhor liga do mundo e, por isso, a cobrança é muito grande. Mas aos poucos eu consegui meu lugar", diz. "No geral, os brasileiros ainda não são vistos com bons olhos, porque eles acham que os jogadores daqui não são bons", completa.

Foi exatamente na Itália que Vicente conseguiu seu primeiro título importante com a seleção brasileira, o bronze na Copa Latina, em 1998. No entanto, a conquista mais significativa veio apenas cinco anos depois, no Pan-Americano de Santo Domingo-2003.

"No meu primeiro Pan, em Winnipeg, ficamos em quarto lugar. Apesar de a seleção merecer ficar em segundo, foi uma semana em que jogamos muito mal. Assim, quatro anos depois, eu consegui a medalha que tanto esperava", conta.

Irmão da atacante Andréa, da seleção feminina, Vicente começou a jogar pólo depois de passar pela natação, como muitos de seus colegas de equipe. "Eu estava em uma fase difícil na natação, depois de já ter sido medalhista paulista. Com a saída do técnico do clube, meus pais me incentivaram a jogar pólo", lembra.

A mudança foi em 1991, quando o então nadador tinha apenas 12 anos. No ano seguinte, ele entrou para a seleção júnior e disputou o pan-americano e o mundial da categoria. Em 1995, veio a convocação para a seleção adulta.

Antes de se mudar para a Itália, Vicente defendeu o Paineiras durante sete anos, depois passou pelo Paulistano e pelo Vasco. Quando surgiu o convite para jogar na Europa, ele tinha voltado para o Paineiras. Atualmente, quando joga no Brasil, o marcador defende o Paulistano.

O Cremona não liberou o brasileiro para participar do pré-Mundial, no final do ano passado, no Rio de Janeiro, quando o time nacional perdeu para o Canadá na semifinal e, com isso, não conseguiu a vaga para o Mundial de Melbourne, disputado em março deste ano, na Austrália.

Mesmo tendo ficado fora da competição, Vicente quer ajudar os colegas a reverter a situação nos Jogos. "Fiquei muito triste por não disputar o pré-mundial. Espero que o Brasil dê o troco neles (os canadenses) no Pan", afirma. "O Brasil está atrás dos Estados Unidos e um pouco do Canadá. Ainda tem Cuba que é um grande adversário. Mas espero repetir a medalha de quatro anos atrás", comentou o atleta antes do Pan.

E foi isso que aconteceu. Os Estados Unidos fizeram valer o favoritismo e derrotaram o Brasil por 9 a 2, no Parque Aquático Julio Delamare, na final masculina dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em um jogo marcado pela tensão.