UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Tess Flore Badocco Helene de Oliveira

Data e local de nascimento:
06/01/1987, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
54 kg / 1,65 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Goleira

Clube:
Pinheiros

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
quarto lugar

Tess Oliveira

A goleira Tess Oliveira tinha apenas 16 anos e ainda era das categorias de base quando conquistou o bronze no Pan-Americano de Santo Domingo-2003. No mesmo ano, ela havia disputado o Mundial Júnior, em Calgary, ficando em oitavo lugar.

Mas no Pan do Rio de Janeiro, a goleira da seleção brasileira não obteve o mesmo mérito do último de 2003. Apesar nos elogios e das boas defesas, Tess estava presente na seleção que perdeu o bronze para Cuba, e deixou o Brasil fora do pódio pela primeira vez na história.

Também na categoria júnior, Tess conquistou o bronze nos torneios Pan-Americanos de 2004 e 2006. Paralelamente, foi campeã sul-americana com a seleção principal nos mesmos anos.

No Mundial de Calgary, no Canadá, a atleta atuou ao lado da irmã, a atacante Catherina Amanda Oliveira. As duas estiveram juntas também na Liga Mundial e nos torneios classificatórios para o Mundial de esportes aquáticos de 2004 e 2006. Elas voltarão a defender o Brasil lado a lado nos Jogos do Rio.

No pré-Mundial de novembro do ano passado, no Rio de Janeiro, Tess foi o destaque e acabou eleita a melhor goleira da competição. Em março deste ano, a jovem voltou a mostrar um bom trabalho, mesmo em partidas que terminaram mal para o Brasil.

No confronto contra as anfitriãs australianas, o time nacional sofreu sua segunda derrota na competição, por 11 a 3. Mesmo assim, a goleira brasileira evitou que as adversárias marcassem no segundo quarto, levando a imprensa da Austrália a tecer elogios a sua atuação e classificar algumas de suas defesas como sendo de "alto nível".

Tess Oliveira defende o Pinheiros, de São Paulo, clube pelo qual foi tricampeã do Troféu Brasil, em 2004, 2005 e 2006. Nas duas últimas temporadas, também ajudou o time a conquistar o título do Troféu João Havelange.