UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Felipe Malzac Franco

Data e local de nascimento:
17/05/1982, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
94 kg / 1,85 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Posição:
Marcador

Clube:
Botafogo (RJ)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan:
Rio-2007

Mega

Logo na sua estréia no Pan, Mega ganhou destaque: foi artilheiro em uma das partidas. Um dos melhores jogadores da equipe, terminou os Jogos do Rio com a medalha de prata. No jogo final, os Estados Unidos fizeram valer o favoritismo e derrotaram o Brasil por 9 a 2.

O irmão mais velho de Felipe "Mega" Franco é totalmente responsável pela entrada dele no pólo aquático. Fabiano, que também é jogador do Botafogo, precisou fazer uma operação nos pés quando era criança e a recuperação incluía aulas de natação.

O caçula quis acompanhá-lo, mas não na natação, que achava um esporte muito chato, então pediu para o pai inscrevê-lo no pólo. "Eu tinha sete anos e sofria com asma e bronquite, então também precisava fazer algum exercício na água. Acabei aprendendo a nadar no pólo", lembra.

Aos 16 anos, Mega foi chamado para treinar com a seleção júnior brasileira, que se preparava para o Sul-Americano da categoria. Acabou saindo no corte final para a competição, mas foi convocado novamente no ano seguinte, para os treinos preparativos para o Mundial. Desta vez, contudo, foi o atleta que não pôde continuar, porque estava estudando para o vestibular de Medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Depois de aprovado, ele voltou a defender o país e passou a conciliar os estudos com os treinos. Foi campeão sul-americano juvenil em 2001 e, como adulto, teve como resultado de maior destaque a vitória no Sul-Americano Absoluto, em 2004.

"Os amigos perguntam como é que eu consigo, por os dois são muito difíceis", conta. Felipe agora está no sexto ano e faz apenas a parte prática do curso, ainda se desdobrando para conseguir treinar e cumprir com as obrigações da universidade. Ele quer se especializar em ortopedia, para poder continuar ligado ao esporte mesmo quando não for mais jogador da seleção.

Como inspiração, mais uma vez, aparece o irmão Fabiano, quatro anos mais velho, e que consegue jogar e atuar como ginecologista. Antes de se formar em medicina, Fabiano também chegou a defender a seleção júnior, mas, atualmente, atua apenas pelo clube.

E estará na torcida por Mega no Pan, assim como muitos amigos cariocas. "Este é o meu primeiro Pan. E, quando olhar pra cima e ver o pessoal torcendo, com certeza, você dá 110% para conseguir vencer. Se tiver que bater vai bater, se tiver que apanhar, vai apanhar", ressalta. "Já teve uma Liga Mundial no Rio, mas o Pan está tendo uma repercussão imensa. Todos os meus amigos já estão garantindo ingresso", conclui.