UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Luiza Borges Carvalho

Data e local de nascimento:
21/07/1983, em Bauru (SP)

Peso/Altura:
79 kg / 1,78 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Centro

Clube:
Pinheiros

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
quarto lugar

Luíza Carvalho

Na sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, a centro Luíza viu a seleção brasileira perder a disputa pela medalha de bronze para as cubanas, por 6 a 5. Uma das principais jogadoras da equipe foi destaque do ataque brasileiro do Pan.

E não foi ó no Pan do Rio que Luíza chamou a atenção. Ela foi uma das melhores jogadoras do Brasil no Mundial de Melbourne, Austrália, em março deste ano, depois de levar um susto na preparação para a competição. Em um jogo-treino com a China, a jogadora cortou o supercílio direito, depois de levar uma cotovelada, e precisou levar cinco pontos no local. Mas se recuperou a tempo de participar da estréia do Brasil na competição, contra Porto Rico, dois dias depois do incidente.

"No início, estava um pouco receosa, mas depois que levei uma pancada em cima, que chegou a doer, fui me soltando e com a adrenalina, esqueci de tudo e só queria jogar", disse Luíza depois da partida em que marcou três gols, um deles à inglesa (de costas para o gol).

A adrenalina da competição do outro lado do mundo deve se multiplicar no Pan do Rio, principalmente porque a seleção terá o apoio do público em busca de mais um pódio. Nas últimas duas edições dos Jogos, o time feminino levou o bronze. "Antes, a gente sempre jogou com a torcida contra, agora a situação vai ser outra", prevê.

Luíza estreou na seleção júnior em 2001, quando disputou o Mundial da categoria, em Perth, na Austrália. Naquele ano, o Brasil foi nono colocado, subindo uma posição na edição de Calgary-2003, novamente com a participação da jogadora de centro.

Já com a seleção principal, Luíza participou das campanhas do Sul-Americano em 2004 e 2006, conquistando o ouro nas duas ocasiões. A jogadora também esteve no pré-Olímpico de 2004 e no pré-Mundial de 2004, quando o Brasil foi bronze e em 2006, quando o time terminou a competição como campeão invicto.

Seu primeiro Mundial adulto foi o de 2005, em Montréal, no Canadá, que rendeu um 13º lugar para a equipe brasileira. Em Melbourne, o time nacional conseguiu uma décima posição.

Luíza conquistou dois títulos da Copa João Havelange pelo Paulistano, em 2003 e 2004. No ano passado, venceu a mesma competição e também o Troféu Brasil jogando pelo Pinheiros.