UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Folha Imagem

Nome completo:
Leandro Ruiz Machado

Data e local de nascimento:
22/02/1977, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
90 kg / 1,90 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Marcador

Clube:
Paulistano (SP)

Participações no Pan:
Winnipeg-99, Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan:
Medalha de prata

Flipper

Em seu terceiro Pan-Americano, Flipper ajudou o Brasil na conquista da mais uma medalha de prata no torneio masculino de pólo aquático. Na final, o Brasil perdeu novamente dos EUA, repetindo a medalha conquistada em 2003, no Pan de Santo Domingo.

Sócio de uma empresa de importação de eletrônicos, Leandro "Flipper" tirou férias para participar com a seleção brasileira do intercâmbio na Europa preparatório para o Pan-Americano. Mesmo durante as férias prolongadas, contudo, ele afirma que terá de entrar em contato eventualmente com os negócios. "Tenho de manter contato com a empresa. Não posso me desligar em momento nenhum", diz.

Para ele, o amadorismo é o principal problema do pólo aquático brasileiro e dificulta a busca de igualdade competitiva com Estados Unidos e Canadá, os principais rivais do Brasil no Pan. "A gente não pode se dedicar inteiramente ao pólo", lamenta.

Quando começou a praticar a modalidade, há 18 anos, Flipper não sabia que enfrentaria um dilema como este na vida adulta. "Eu já nadava no Paulistano e resolvi fazer um teste em um esporte novo, que não conhecia. Você começa a jogar brincando e, aos poucos, passa a levar a sério", conta.

Em 1995, ele entrou para a seleção júnior e, no ano seguinte, já estava na equipe adulta, para a disputa do pré-Mundial em Perf, na Austrália. A primeira conquista veio apenas em 1998, quando o Brasil foi bronze na Copa Latina, disputada na Itália. Na mesma temporada, o marcador ajudou a seleção a vencer o sul-americano. Flipper esteve também nas campanhas vitoriosas de 2000, 2002, 2004 e 2006 do torneio continental.

Com experiência em dois Pan-Americanos, o jogador se diz "totalmente realizado" na seleção, mesmo com os sacrifícios que o esporte exige. "Desde cedo, você deixa de viajar com os amigos e fazer várias coisas, porque precisa ter uma dedicação muito grande, mesmo sem ter retorno financeiro nenhum", analisa.