UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Cecília Canetti

Data e local de nascimento:
16/01/1987, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
69 kg / 1,76 m

Residência:
Long Beach (Estados Unidos)

Posição:
Marcadora

Clube:
Long Beach

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
quarto lugar

Ciça Canetti

Mesmo não sendo a caçula das irmãs Canetti, a marcadora Cecília participou de menos competições internacionais. Ela não esteve, por exemplo, no pré-Mundial realizado em novembro do ano passado, no Rio de Janeiro. Mas disputou o Mundial de Melbourne, em março, ao lado de Mariana e Manuela. E em seu primeiro Pan não conseguiu medalha, ficou apenas na quarta colocação.

Aos 15 anos, Cecília trocou a natação pelo pólo aquático, por estar entediada no esporte individual, e também por influência do pai, que foi jogador de pólo e é técnico do time do Flamengo.

Dois anos depois de apostar na nova modalidade, a marcadora de centro integrou a equipe medalha de bronze no Pan-Americano Júnior, em 2004. Contribuiu também para a conquista de mais um bronze na competição, em 2006.

Para melhorar sua técnica, a atleta seguiu a irmã Marina e se mudou para os Estados Unidos, para estudar, treinar e jogar. As duas são alunas da Universidade do Estado da Califórnia, em Long Beach.

"Sinto claramente que meu jogo melhorou. Lá tem mais jogos, o intercâmbio é forte e você pega experiência", afirma Cecília, que, ao contrário da irmã mais velha, que resolveu fazer o curso de Estudos Americanos, escolheu a graduação em Educação Física, por estar mais ligada ao esporte.

Antes de disputar o Pan, as duas irmãs vieram ao Brasil para treinar com a seleção e voltaram para a Califórnia, para fazer a preparação final e alguns amistosos de "aquecimento". A família Canetti está toda reunida nos Estados Unidos, já que a caçula Manuela, jogadora do Flamengo, também está com o grupo, assim como o pai Antônio, que viajou com auxiliar-técnico da seleção. Ele é treinador do Flamengo.