UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Maria Bárbara Amaro

Data e local de nascimento:
07/02/1986, em Bauru (SP)

Peso/Altura:
76 kg / 1,77 m

Residência:
Nova York(Estados Unidos)

Posição:
Marcadora

Clube:
Hartwick (EUA)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
quarto lugar

Baby

Foi uma reportagem sobre a conquista do bronze pela seleção feminina de pólo aquático do Brasil no Pan de Winnipeg-1999, que chamou a atenção de Bárbara Amaro, a Baby, para a modalidade. Então com 13 anos de idade, ela nunca havia pensado em praticar este esporte, mas gostou de ver a comemoração das jogadoras. Não conseguiu, porém, repetir o feito das suas incentivadoras e ficou com o quarto lugar no Pan do Rio de Janeiro.

Nascida em Bauru, ela morava na época em Araçatura, outra cidade do interior paulista. "Não tinha pólo na cidade, mas, seis meses depois, voltamos a morar em Bauru e eu pude começar, no ano 2000", lembra.

Dois anos depois, a atleta passou a defender o Paulistano, da capital, e também entrou para a seleção brasileira júnior. Em 2005, chegou ao time adulto, e conseguiu uma oportunidade sonhada por muitas jogadoras brasileiras, a de atuar no exterior.

"Nós fomos jogar a Liga Mundial em Nova York e depois disso uma técnica entrou em contato comigo. Até achei estranho, porque era a primeira competição que eu estava jogando com a seleção e não tinha tido muito destaque, mas acho que ela levou em conta minha idade, eu ser nova e poder evoluir", diz.

O fato é que Baby foi defender o time do Hartwick College, no Estado de Nova York, onde estuda Psicologia. "É bom estar lá, porque tem bastante jogos, mas também é ruim porque eu não treino com as meninas, sempre chego depois, e também porque não estou sendo vista com freqüência pelo técnico daqui", avalia.