UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Andréa Guida Berlanga Henriques

Data e local de nascimento:
05/01/1980, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
68 kg / 1,80 m

Residência:
Palermo (Itália)

Posição:
Atacante

Clube:
Palermo (Itália)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
quarto lugar

Andréa Henriques

A única competição que a seleção brasileira feminina de pólo aquático disputou nesta temporada, antes do Pan-Americano, foi o Mundial de Melbourne, em março. A vaga para o forte campeonato foi assegurada com a campanha invicta do Brasil na Copa Pan-Americana, realizada em novembro do ano passado, no Rio de Janeiro. Andréa Henriques foi eleita a melhor jogadora e foi também a artilheira do campeonato, com 15 gols. Mas no Pan Rio-2007 ficou apenas na quarta colocação.

Cuba, Porto Rico e Venezuela foram os adversários do Brasil no torneio. Times com qualidade técnica bem abaixo dos que Dea está acostumada a enfrentar na Liga Italiana, há cinco anos. Desde então, a brasileira já ultrapassou a marca de 100 gols em terras européias.

Seguindo os passos do irmão Vicente Henriques, Dea começou no pólo aquático em meados de 95, depois de praticar nado sincronizado. Ela fez parte da equipe do clube Paineiras, que revelou as gêmeas Carolina e Isabela de Moraes. Alta, não seguia muito bem as coreografias.

E sempre acompanhava o irmão nos jogos de pólo, o que a atraiu para a nova modalidade. "Acho que eu tive influência, sim. Ela devia ver a minha paixão", diz Vicente, que também defende a seleção brasileira.

Na Itália, contudo, Dea chegou antes, abrindo caminho para o irmão, que, na última temporada, defendeu o Cremona. Em 2002, depois de concluir a faculdade de Farmácia, a jogadora foi defender o Ragusa na segunda divisão italiana. Se destacou e foi para a divisão de elite na temporada seguinte, pelo Lisca. Nas últimas três temporadas, a brasileira defendeu o Palermo. Mas, no torneio 2006/2007, a campanha do clube não foi boa; em penúltimo lugar na classificação, a equipe foi rebaixada para a segunda divisão.

Dea entrou para a seleção brasileira júnior em 1996. Dois anos depois, conquistou seu primeiro título sul-americano absoluto, voltando a vencer a competição em 2006. Nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, a atacante que também é conhecida pela habilidade para armar jogadas, ajudou o Brasil a conquistar a medalha de bronze.