UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
O pentatlo moderno é composto pelas seguintes provas: tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Todas as modalidades, tanto no masculino quanto no feminino, são disputadas em um dia. O campeão é aquele que somar o maior número de pontos no final do dia.

Os resultados das primeiras quatro provas -tiro, esgrima, natação e hipismo- são convertidos, por uma tabela de equivalência, em tempo e determinam a ordem de largada e o tempo entre os competidores para a última prova: a corrida. O líder larga primeiro. Depois o segundo, seguido pelo terceiro e assim sucessivamente.

No tiro, cada competidor tem direito a vinte disparos, um para cada alvo. A arma utilizada é uma pistola 4,5 mm de ar comprimido. Cada disparo -há dez metros de distância- tem que ser efetuado em 40 segundos. Durante a prova os atletas atiram na posição de pé com apenas uma das mãos, sem qualquer auxílio ou apoio.

O acerto no anel central rende 200 pontos. Se o atleta conseguir a pontuação mínima de 172 por alvo, terá garantido mil pontos de bônus. Para cada ponto a cima, soma-se 12 aos mil. A cada ponto abaixo, são descontados 12 pontos.

A competição de esgrima é disputada com todos se enfrentando entre si. O tipo de arma usada é a espada. Se ninguém for tocado, os dois saem perdedores. Cada toque no adversário soma-se ponto e desconta-se no rival. O competidor que vencer 70% dos combates recebe 1000 pontos no pentatlo. Cada vitória a mais ou a menos corresponde a uma pontuação que depende do número de competidores.

Na natação, a prova de 200 m livre é disputada em piscina de 50 m. Para os homens, o tempo de 2min30 equivale a mil pontos. Cada segundo abaixo ou acima causa uma perda ou acréscimo de dez pontos ao nadador. Cada milésimo equivale à perda ou ao acréscimo de um ponto. Para as mulheres, o tempo de 2min40s equivale a mil pontos. A perda ou o acréscimo de pontos segue o mesmo modelo da competição masculina.

Já a competição de hipismo é composta por doze obstáculos - de no máximo 1,20 m de altura - em um percurso de 350 a 450 m. O tempo para o trajeto é estabelecido de acordo com a distância. Os cavalos são sorteados no início da competição. Antes da prova, os cavaleiros têm 20 minutos para conhecer o percurso e o animal.

Cada conjunto inicia o percurso com 1200 pontos. Cada falta ao longo do percurso causa desconto. Um refugo perde 60 pontos, derrubar um obstáculo equivale a 28 pontos a menos e, caso o cavaleiro caia da montaria, 40 pontos serão descontados. Os atletas também perdem ponto caso excedam o tempo permitido.

A corrida é a competição decisiva do pentatlo. A diferença de pontos acumulados nas outras provas entre os atletas é convertida em segundos. Cada dois pontos de diferença entre os atletas equivale a meio segundo.

O percurso é realizado em pista de cross-country de 3000 m de extensão. Os homens que completarem o percurso em até 10 min e a mulher em até 11min20 ganham mil pontos de bônus.