UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • União e força: o maior número de medalhas do Brasil no pentatlo moderno foi conquistado na disputa por equipes, realizada apenas as quatro primeiras edições dos Jogos Pan-Americanos. Destas quatro, o Brasil conseguiu a prata em três: Buenos Aires-1951, Chicago-1959 e São Paulo-1963. Nas duas primeiras, o país também foi ouro, no individual. Nos Jogos da Argentina, Eric Tinoco Marques venceu a disputa, e em São Paulo, a vitória foi de Wenceslau Malta.
  • É o bicho: no Pan de Santo Domingo-2003, a prova de hipismo do pentatlo moderno foi realizada na Feria Ganadera, a maior feira livre de alimentos e animais da capital dominicana. Com isso, os atletas tiveram vizinhos curiosos já que atrás da arena, ao lado dos vestiários, ficavam os estábulos. Galinhas, cachorros e até ratos também circulavam livremente pelo local, que também foi sede do vôlei de praia.
  • Vira-casaca: os Estados Unidos conquistaram quatro de seis medalhas em disputa no Pan de Santo Domingo. Na prática, contudo, foram cinco, já que a prata contabilizada para o Brasil foi conseguida por Samanta Harvey, norte-americana naturalizada brasileira. Em Winnipeg-1999, primeira edição que teve a participação feminina no pentatlo moderno, ela havia competido pelos Estados Unidos.
  • Atraso: o esporte entrou no programa olímpico em 1912, nas Olimpíadas de Estocolmo, na Suécia, mas sua federação só foi fundada 36 anos depois, durante os Jogos de Londres, na Inglaterra. Atualmente, a União Internacional de Pentatlo Moderno conta com 94 países filiados. No Brasil, a Confederação de Pentatlo Moderno foi criada apenas em 2001. Antes, a modalidade era filiada à Confederação Brasileira de Desportos Terrestres.
  • Adaptações: nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984, as provas do pentatlo moderno passaram a ser realizadas em quatro dias, e não mais em cinco. A competição de tiro, devido aos calmantes que os atletas tomavam antes da disputa, passou a ser realizada durante a manhã, antes da prova de atletismo. Dessa forma, o atleta que tomasse calmante não teria condições físicas de participar da corrida. A partir de Atlanta-1996, o pentatlo passou a ser realizado em apenas um dia e deixou de ser disputado em equipes, tornando-se apenas uma competição individual.
  • Hollywood: Na Olimpíada de Estocolmo-1912, o jovem tenente americano George Smith Patton teve seu sonho de conquistar a medalha de ouro desfeito devido à péssima atuação na prova de tiro. Anos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, agora como general, Patton foi considerado um herói após as ótimas atuações no campo de batalha. O sucesso do general virou filme: Patton - Rebelde ou Herói, dirigido por Franklin Schaffner. O ator George C. Scott venceu o Oscar de melhor ator por interpretar o ex-atleta.
  • Atleta-cartola: ainda na Olimpíada de Estocolmo-1912, as provas do pentatlo e do decatlo tiveram participantes ilustres. Um deles foi Avery Brundage, futuro presidente do Comitê Olímpico Internacional entre 1952 e 1972. O norte-americano terminou em sexto lugar.