UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Wagner Romão

Data e local de nascimento:
05/09/1978, em Acaraju (SE)

Peso/Altura:
75 kg / 1,85 m

Residência:
Uberlândia (MG)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Desempenho no Pan do Rio:
11º colocado

Wagner Romão

Wágner Romão não foi bem no Rio de Janeiro. Com desempenhos ruins no tiro, na esgrima, no hipismo e no atletismo, ele terminou no 11º lugar na classificação geral. Ele só foi bem na natação, em que, com 2min12s21, ficou na quinta posição.

Romão é o perfil mais comum de pentatleta do país, de formação militar, mas teve que contornar os impecilhos do próprio trabalho para seguir na carreira esportiva.

Formado em 2000 na Academia de Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro, Romão já se dedicava ao pentatlo, mas foi afastado do esporte quando foi designado para servir no quartel de Imperatriz, no interior do Maranhão.

À época, o atleta era o segundo colocado do ranking brasileiro, mas teve perseverância de continuar treinando apesar das condições adversas. Sem um local adequado para a prática de esgrima e sem um cavalo, Romão manteve a forma com treinos de natação e corrida durante os três anos.

Somente em 2004, Romão voltou ao Rio de Janeiro, quando pôde voltar à rotina de pentatleta que segue até hoje, mesmo novamente afastado, desta vez para Uberlândia, em Minas Gerais.

Atualmente, Romão apelou para soluções caseiras para driblar a falta de estrutura para o pentatlo. Em sua casa, instalou um estande de tiro com as medidas oficiais e uma sala de esgrima onde pratica sozinho, uma vez que não há nenhum clube de esgrima na cidade. Na apertada rotina, quatro treinos são espremidos entre as tarefas do quartel diariamente.

Para ser liberado para competições fora do país, Romão depende de um ofício de recrutamento ao Ministério da Defesa, e da boa vontade dos colegas militares, que, se antes estranhavam a vida de atleta, hoje ficam na torcida do capitão.