UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Larissa Tiburcio Lellys

Data e local de nascimento:
21/11/1982, em Campina Grande (PB)

Peso/Altura:
57kg /1,70m

Residência:
Recife (PE)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Desempenho no
Pan-2007:

Oitavo lugar

Larissa Lellys

Larissa Lellys começou mal a prova de pentatlo do Pan. Ela terminou a competição de esgrima na última colocação, tentou reagir, mas acabou na oitava posição na classificação geral.

A atleta estava encerrando sua carreira esportiva quando decidiu dar uma última chance e tentou a sorte em uma seletiva aberta para novos talentos do pentatlo, organizada pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em 2003, em Recife. Até então, a atleta, que era nadadora, se considerava fracassada por não ter chegado a índices de seleção brasileira.

Uma das poucas classificadas entre as mais de 200 meninas da "peneira", Larissa foi iniciada no esporte praticamente do zero, e teve de aprender a prática da esgrima, além de atirar e cavalgar, esportes com os quais ela não tinha tido nenhum contato na vida.

"Nunca tinha atirado, nunca tinha nem visto uma disputa de esgrima e pra não dizer que nunca andei a cavalo, experimentei uma vez quando tinha 10 anos em uma fazenda", conta Larissa. "No começo, levei muitas quedas, coices, sempre acabava me machucando por não saber treinar. Mas uma hora peguei o jeito. O que mais me animou sempre foi justamente a diversidade de treinos. Fica difícil enjoar."

Quatro anos mais tarde, Larissa é a segunda melhor pentatleta do país. Estudante de fisioterapia na Universidade Federal do Recife, a pernambucana trancou o curso para se dedicar integralmente à sua estréia no Pan.

Quando a bolsa-atleta falha, Larissa conta com uma ajuda de custo por parte da CBPM, além de fazer parte do projeto social de uma empresa privada de Recife. Para a atleta, o fato de ser treinada por militares só contribuiu para aumentar sua organização e dedicação ao esporte, além de despertar o desejo de seguir uma carreira também no quartel para conciliaro futuro profissional com a disponibilidade de seguir treinando.

"Hoje tenho que treinar em diferentes clubes, porque não tem nenhum lugar que reúne a infra-estrutura necessária para todas as modalidades do pentatlo, o que dificulta muito a vida", comenta.