UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Amadora, modalidade é associada a espetáculos

COB

Brasil liderou o quadro de medalhas no Pan de 2003, ao levar ouro e bronze

Trazida da Europa no início do século passado pelas famílias de classe alta que praticavam a atividade como ‘recreação’, a patinação chegou ao Brasil no início do século passado. O esporte se difundiu inicialmente na alta sociedade, e passou a ser praticada em parques até que surgiram os primeiros rinques.

Os rinques de patinação, de acordo com o modismo da época, passaram a promover os primeiros concursos, onde o patinador se apresentava para o público presente, que ao término das apresentações colocava seu voto numa urna, a partir de critérios subjetivos.

Em 1916, José Erotides Marcondes Machado, o Tidoca, foi o primeiro brasileiro a participar de um concurso de patinação artística internacional, na França. Em 1920, Tidoca sagrou-se, de forma invicta, campeão brasileiro da modalidade ao vencer todos os concursos do ano. Entre 1936 e 1943, a patinação artística passou por período de estagnação e, somente em 1944, com a inauguração de novos rinques, entre eles o Rinque Boa Vista, na Ladeira Porto Geral, voltou a ser praticada com regularidade.

Em 1947, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Patinação Artística, promovido pela FIRS (Federação Internacional de Roller Skating), em Washington (EUA). O Brasil participou pela primeira vez de um Mundial somente em 1972, na Alemanha. Na década de 50, a modalidade entrou em nova fase; chegou aos clubes e ganhou fama com a vinda de espetáculos sobre rodas. Duas décadas mais tarde, tornou-se um esporte de competição.

Em 1955, o Comendador Hiada Torlay passou a fabricar patins de rodas no Brasil. Na década de 1970, com seus próprios recursos, Torlay convidou técnicos e patinadores do Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia, para darem cursos de patinação. Iniciou-se a implantação da patinação artística competitiva na América do Sul. Em maio de 1975 foi realizado o 1º Campeonato Brasileiro de Patinação Artística, no Clube Militar do Rio de Janeiro. Desde então, a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação tem realizado regularmente campeonatos brasileiros e participado de todos os campeonatos sul-americanos, pan-americanos e mundiais.

Atualmente, Marcel Sturmer responde como principal atleta do país. Com dois quintos lugares em Mundiais Jr e Sênior, o gaúcho de 22 anos é campeão pan-americano. Com o ouro de Sturmer e o bronze no feminino de Mayra Ramos, o Brasil liderou o quadro de medalhas da patinação.