UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Juliana Souza de Almeida

Data e local de nascimento:
19/05/1990, em São Bernardo do Campo (SP)

Peso/Altura:
50 kg /1,56 m

Residência:
Santos (SP)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de bronze

Juliana Almeida

Juliana começou a patinar por influência de sua mãe, Carla, que praticava o esporte como hobby. "Íamos ao rinque por brincadeira ou patinávamos na rua mesmo, só por diversão", lembra a atleta, que começou a competir aos 10 anos. Aos 16, ela disputou seu primeiro Pan, e saiu com uma medalha de bronze.

A classificação para os Jogos foi uma surpresa para a novata, que venceu a então favorita Mayra Ramos, bronze em Santo Domingo-03. Juliana atribui o feito ao intensivão que teve nos Estados Unidos, pouco antes da seletiva final. Durante um mês, os seis pré-selecionados ficaram concentrados, treinando.

"Lá a gente respirava patinação, de manhã, de tarde, de noite. Eu só pensava em melhorar a minha técnica e deu certo", conta Juliana. "Foi muito bom chegar e conseguir mostrar tudo o que eu tinha treinado."

Na preparação para o Pan, Juliana, que cursa o segundo colegial, passou a dividir as tardes com os treinos - que duram cerca de três horas diárias - e a musculação. E ainda complementou o trabalho com visitas semanais à psicóloga.

A coreografia de Juliana para o programa livre foi desenvolvida por seu treinador, Max Coelho Santos. No programa curto, Juliana se apresentou com uma música espanhola e, no programa longo, com um tango argentino.

E a apresentação deu resultado: Juliana repetiu o resultado de Mayra e faturou o bronze no Pan do Rio de Janeiro.