UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Sem estrutura, Brasil tenta popularizar esporte

Divulgação

Seleção brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos do Rio

Os primeiros registros da patinação de velocidade do país são de 1949. Reportagens contam que foram realizadas no Rinque Boa Vista diversas provas de corridas, com a participação de vários corredores conhecidos no esporte. Entre eles: Braulio do Nascimento, vencedor junto com Matteo Maniaci, de uma prova realizada no Vale do Anhangabau; Abdo Catib, do CPP; Roberto Consolaro, do CAS Paulo; Vicente Pecoraro do Tietê; Renato Pace e Rubens Assunção da S. E. Palmeiras.

As primeiras corridas disputadas em rinques tinham as seguintes provas: corrida de três voltas de costas, dez voltas de frente eliminatória, de 20 voltas de frente. Os rinques que realizavam estas provas possuíam uma pista de patinação de grandes dimensões, como, por exemplo, o RBV (Rinque Boa Vista) inaugurado em 20 de setembro de 1944, a primeira que sem tem registro no Brasil.

A primeira participação brasileira em um mundial se deu no 8º Campeonato Mundial de Corridas, realizado em Mar Del Plata (Argentina), em 1969. Incentivado pelo Comendador Hiada Torlay, o atleta Bruno Casale representou o Brasil na competição.

Mas só em 1985, no mês de maio, é que foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Corridas na cidade de Porto Alegre (RS). Desde então são realizados regularmente campeonatos brasileiros. A seleção tem participado de todos os Campeonatos Sul-Americanos, Pan-Americanos da modalidade e Mundiais, mas sem nenhum sucesso nestes torneios internacionais.

No Brasil, o esporte sofre do mal da pouca competição. A patinação de velocidade é conhecida como forma de lazer nas ruas e nos parques do país. Atualmente, no Brasil, apenas na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, existe uma pista em condições de receber atletas para os treinamentos.

A seleção brasileira do Pan do Rio, por exemplo, improvisa no estacionamento do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, um treino entre buracos, pedestres e ambulantes. Em 2006, com a chegada do colombiano Ramiro Riveros, que já treinou campeões mundiais em seu país, trouxe esperança de bons resultados.

Por ser país sede, o Brasil terá a oportunidade de participar dos Jogos Pan-Americanos pela primeira. Mesmo longe da possibilidade de conquistar uma medalha, esta chance é considerada pelos atletas brasileiros o grande marco da história da modalidade no país.