UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Eliete Cardoso

Data e local de nascimento:
19/10/1983, em Belém (PA)

Peso/Altura:
58 kg / 1,48 m

Residência:
São Paulo (SP)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan:
11º lugar

Thalita Arroyo

No Pan do Rio, Eliete Reis ficou em 11ª lugar, somando com 9 pontos. Foi a brasileira pior classificada nos Jogos do Rio. Mesmo com o resultado, o técnico colombiano Ramiro Riveros ficou satisfeito com o desempenho dos atletas.

"Em um aspecto geral foi bom. Alcançamos os nossos objetivos que era fazer uma boa apresentação. Em um ano de trabalho fazemos atletas e não campeões", disse o técnico, que atualmente treina a seleção brasileira.

Eliete começou na patinação aos 12 anos, como qualquer criança, a brincadeira de patinar a atraiu. Logo foi para o hóquei, que considera sua paixão. A patinação de velocidade entrou na sua vida como uma forma de oportunidade.

"Sabia que teria uma oportunidade maior se fosse para a patinação de velocidade. Tinha o Pan, eu sabia que poderia participar", comentou a fundista, que treinando no Ibirapuera foi observada por um olheiro que a encaminhou para o esporte pan-americano.

Eliete nasceu no Pará e aos 12 anos se mudou para São Paulo, em busca de novas oportunidades. De família grande, tem sete irmãos, entre eles, uma irmã gêmea, uma irmã freira e um irmão que trabalha em uma fábrica. Mesmo nova, trabalhou como faxineira, auxiliar de cozinha e garçonete.

"Não imaginava que poderia participar do Pan. Treinei e me esforcei muito na Colômbia (a seleção fez um longo treinamento no país). O Pan é uma grande oportunidade na minha vida", explicou Eliete antes dos Jogos do Rio.