UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
As provas da natação são disputadas em uma piscina de 50 m de comprimento por 3 m de profundidade. A piscina está dividida em 10 raias, porém apenas oito atletas competem em cada prova. A água deve estar a uma temperatura entre 25ºC e 27ºC.

Antes da final, em que ocorre a disputa por medalhas, todos os nadadores precisam passar pelas etapas eliminatórias e, em diversos casos, também por uma semifinal. Nas eliminatórias, os nadadores que chegaram ao Pan com os melhores tempos são "cabeças-de-chave", sendo assim separados em séries diferentes.

Ao final das eliminatórias (e das semifinais, quando necessário), oito nadadores se classificam à final, onde há a disputa das medalhas. Os donos dos oito tempos seguintes - ou seja, do 9º ao 16º posto - disputam a chamada final B.

Dois árbitros (um em cada lado da piscina) fiscalizam o estilo, ou seja, se os nadadores respeitam as regras específicas de cada prova. Se a competição for de nado peito, por exemplo, os árbitros verificam se algum nadador bate as pernas como no nado livre. Caso isso ocorra, o atleta é desclassificado.

O atleta também é desclassificado quando queima a largada, ou seja, quando cai na água antes do início da prova.

Estilos

Na natação, as provas são divididas por estilos -quatro no total, além do nado medley, que mescla os quatro estilos.

Livre - Os nadadores podem nadar em qualquer estilo (crawl, peito, costas ou borboleta). Os competidores geralmente utilizam o nado crawl, que dá mais velocidade. Não é permitido o nado por baixo d'água: o competidor tem de manter sempre uma parte de seu corpo fora d'água. Até o aparecimento do crawl, no inicio do século 20, as provas de nado livre utilizavam o estilo "ower", em que o nadador ficava com um braço submerso e dava braçadas com o outro. O crawl foi introduzido pelo australiano Richard Cavill, que teria adaptado o modo de nadar dos nativos das Ilhas Salomão.

Costas - Na largada, os nadadores têm de segurar com as duas mãos o cabo da baliza e ter os dois pés submersos. Durante a prova, as costas podem realizar um movimento de rotação que não exceda 90º na horizontal. Os nadadores devem sempre manter alguma parte do corpo emersa, a não ser nos 15 m que sucedem as viradas.

Peito - Os movimentos dos braços e das pernas têm de ser simultâneos e em linha horizontal. Não é permitido bater um braço de cada vez. Os cotovelos devem estar submersos, exceto no final da prova. Ao realizar uma virada ou dar o toque final na borda, o competidor tem de fazê-lo com os dois braços juntos.

Borboleta - Após a primeira braçada de cada volta na piscina, o nadador tem de manter os ombros alinhados à superfície da água. As batidas de pé são permitidas mesmo dentro d'água, mas os dois pés e pernas devem estar alinhados e fazendo movimentos simultâneos (para cima e para baixo). O mesmo vale para os braços. Não é permitida a rotação do corpo. Na linha final, os competidores precisam tocar a borda simultaneamente com os dois braços.

Medley - É a combinação dos quatro estilos (crawl, peito, costas e borboleta). São provas de 200 m e 400 m e do revezamento 4 x 200 m, tanto no masculino quanto no feminino. A seqüência do nado em cada prova é: borboleta, costas, peito e nado livre.