UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Melhor do mundo: foi na condição de recordista mundial que Ricardo Prado venceu os 200 m e os 400 m medley no Pan de Caracas-1983. Ele havia se tornado o mais rápido do mundo nos 400 m medley no Mundial de Guayaquil, no Equador, em agosto de 1982, quando registrou 4min19s78. Sua marca durou quase dois anos, sendo superada apenas em maio de 1984, pelo alemão oriental Jens Peter Berndt, que foi 17 centésimos mais rápido.
  • Em casa: outros três brasileiros já foram recordistas mundiais em piscina longa (de 50 m). Maria Lenk foi a primeira, em 1939, quando fez uma dobradinha nos 200 m e 400 m nado peito, com os tempos de 2min56s90 e 6min15s80. Em 1961, Manuel dos Santos quebrou o recorde mundial dos 100 m livre, com 53s6, e, sete anos depois, foi a vez de José Fiolo tornar-se o mais rápido do mundo nos 100 m peito, com 1min06s40. Todas as marcas foram registradas em competições no Rio de Janeiro.
  • Precursor: Abílio Couto foi recordista mundial da travessia do Canal da Mancha em 1959, no sentido Inglaterra-França. Ele completou o desafio em 12h49 e passou a ser considerado o “Pai das águas abertas do Brasil”. No Pan do Rio, as maratonas aquáticas serão disputadas pela primeira vez.
  • Inspiração: as primeiras provas de natação eram disputadas em um estilo peculiar de braçada de peito, executado de lado. A técnica é boa como resistência, já que o nadador pode mudar de lado se estiver cansado. O nado de frente foi introduzido por John Arthur Trudgen, depois que o nadador inglês observou os índios em uma viagem à América do Sul.
  • Água nos olhos: antes da invenção dos óculos de natação, na década de 50, os treinos não podiam ser longos, por causa das dores nos olhos dos atletas. Ainda assim, as indústrias demoraram vinte anos para desenvolver produtos confortáveis e disponibilizá-los em larga escala. Mesmo assim, há quem prefira competir sem óculos, como o brasileiro Kaio Márcio, recordista mundial dos 50 m borboleta em piscina curta. Depois de enfrentar alguns problemas, como ver os óculos caírem ao pular na piscina, ele resolveu que era melhor deixá-los apenas para os treinos.