UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Veruska Clednev

Data e local de nascimento:
09/12/89, em São Bernardo do Campo (SP)

Peso/Altura:
51 kg / 1,60 m

Residência:
São Caetano do Sul (SP)

Prova:
200 m peito

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
12º lugar

Veruska Clednev

Fã de Fabíola Molina, para quem já até pediu autógrafo, Veruska Clednev integrou a mesma equipe da veterana no Pan-Americano do Rio. Aos 17 anos, ela foi a uma das caçulas da delegação feminina brasileira, e atingiu seu maior objetivo de aprender muito e ganhar experiência.

A nadadora chegou no máximo na semifinal dos 200 m peito, onde não passou do 12º lugar, em seu primeiro Pan na carreira.

Veruska chegou para a última seletiva do Pan, o Troféu Maria Lenk (ex-Troféu Brasil), com o melhor tempo nos 200 m peito (2min35s09), mas foi mal na disputa, conseguindo apenas a quinta colocação. Mesmo assim, só uma nadadora conseguiu superar sua marca, Tatiane Sakemi, que fez 2min33s17 nas eliminatórias. Com isso, a vaga de Veruska estava assegurada.

A atleta foi descoberta por um programa esportivo comunitário mantido por São Caetano do Sul, para onde se mudou aos 12 anos de idade. Foi a partir daí que o esporte, até então encarado como lazer, passou a ser uma possibilidade de carreira, confirmada com a chance de disputar o Pan-Americano.