UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Tatiana Lemos de Lima Barbosa

Data e local de nascimento:
10/12/1978, em Brasília (DF)

Peso/Altura:
61 kg / 1,78 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Revezamentos

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Prata no 4x100 m livre

Tatiana Lemos

Aos 28 anos, Tatiana Lemos, uma das mais experientes da delegação brasileira, ajudou o revezamento 4x100 m livre a ganhar a medalha de prata, na sua terceira participação em Jogos Pan-Americanos.

Tatiana teve uma ótima estréiano Pan de Winnipeg-1999, com três medalhas de bronze, e mais uma na edição de Santo Domingo-2003. Todas foram conquistadas em provas de revezamento.

E, mais uma vez, ela formou o quarteto brasileiro para as provas do Pan. Tatiana foi a única do grupo que não disputou também provas individuais. A Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) permite a convocação de apenas dois nadadores nesta condição. Uma vaga foi reservada para Tatiana e a outra ficou com Fernando Silva.

Tatiana também entrou no revezamento 4x100 m livre nas Olimpíadas de Atenas-2004. Ela foi a segunda a pular na piscina no dia 14 de agosto daquele ano, e ajudou a equipe a registrar o novo recorde sul-americano da prova, 3min45s38, que não foi batido desde então. O time, que tinha ainda Renata Burgos, Rebeca Gusmão e Flávia Delaroli, ficou com a 11ª colocação na disputa olímpica.

A nadadora quase ficou fora do grupo que foi para os Jogos Olímpicos. Sua vaga veio apenas com a exclusão de Julyana Kury, flagrada em um exame antidoping. Nascida na capital federal, Tatiana foi criada na Paraíba, e defendeu o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, antes de ir para o Pinheiros, de São Paulo, onde treina atualmente.