UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Lucas Vinicius Yoko Salatta

Data e local de nascimento:
27/04/1987, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
79 kg / 1,78 m

Residência:
Gainsville (EUA)

Provas:
200 m costas e 200 m borboleta

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Ouro no revezamento 4x200 m livre, prata no 4x100 m medley e bronze nos 200 m costas

Lucas Salatta

Com a presença de Lucas Salatta, o Brasil desbancou os Estados Unidos no revezamento 4x200 m livre e conquistou mais uma medalha de ouro na natação dos Jogos Pan-Americanos.Com uma reação inesperada de Nicholas Santos na última passagem, a equipe, composta também por Thiago Pereira e Rodrigo Castro, cravou o tempo de 7min12s27 e garantiu o terceiro ouro do Brasil no Pan do Rio.

A segunda medalha de Salatta foi conquistada nos 200 m costas. Na prova em que Thiago Pereira conquistou sua terceira medalha de ouro, Salatta ficou com o bronze ao terminar a prova em 1min59s51, obtendo índice para as Olimpíadas de Pequim-2008.

Salatta fechou sua participação com "chave de ouro" no Pan ao integrar a equipe que conquistou a medalha de prata no revezamento 4x100 m medley.

O nadador paulista dividiu a infância na prática de diversos esportes: futebol, basquete, judô natação. "Aos 14, passei a me dedicar só à natação. Eu preferia futebol, igual a todo moleque, mas me sobressaia muito em natação, então passei a levar a sério. Mas até hoje, quando tenho um tempinho livre, bato uma bolinha", diz o nadador.

Para os Jogos Pan-Americanos, a situação foi um pouco parecida. "Estava treinando para a prova dos 400 m medley e para os 200 m costas. Me inscrevi para os 200 m borboleta, mas não esperava levar a vaga", comentou o nadador, que ficou fora do medley, sua especialidade. "Agora, vou aproveitar minhas férias e mudar meus treinos."

No currículo, Lucas tem uma medalha de ouro na modalidade em etapa da Copa do Mundo da África do Sul em 2003. Em Atenas-2004, ficou em 19º nos 400m medley. No ano passado, Lucas mudou-se para os Estados Unidos, onde cursa faculdade de Administração em Gainsville, na Flórida.

Há oito anos no Pinheiros, Lucas tem como principal ídolo o nadador aposentado Gustavo Borges, que também defendeu o clube paulista. "Eu via o Gustavo no clube e o assistia na TV", lembra o atleta. "Ele é um cara que liderava dando exemplos. Não era muito de ficar falando, mas era só observá-lo que ele sempre estava fazendo a coisa certa. É minha inspiração na natação".

Em competição-treino antes do Rio 2007, Lucas conquistou a medalha de bronze nos 200 m costas no Torneio de Canet, na França.