UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Gabriel Samain Vasconcelos Mangabeira

Data e local de nascimento:
31/01/1982, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
88 kg / 1,98 m

Residência:
Frankfurt (ALE)

Provas:
100 m medley

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003; Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Prata nos 100 m borboleta e no revezamento 4x100 m medley

Gabriel Mangabeira

Na prova vencida pelo brasileiros Kaio Márcio, Gabriel Mangueira chegou na segunda posição e conquistou a medalha de prata nos 100 m borboleta, com um tempo de 52s23. O nadador também ajudou a equipe brasileira a conquistar a medalha de prata no 4x100 m medley ao nadar borboleta nas eliminatórias.

Gabriel Mangabeira faz parte do grupo seleto de nadadores brasileiros que estão no Pan-Americano: ele é um dos poucos que chegou ao Rio 2007 com o diploma de finalista olímpico. Nem mesmo Kaio Márcio, recordista mundial em piscina curta e grande favorito na prova de Mangabeira, conseguiu o feito.

“O sexto lugar que consegui nas Olimpíadas de Atenas-2004 é meu maior orgulho. Naquela final dos 100 m borboleta, nadei com Phelps, com Ian Crocker”, lembra o nadador, que bateu o recorde sul-americano da prova para chegar à decisão olímpica.

Apesar de ser, atualmente, o número 2 do Brasil na prova, Mangabeira garante que sua fase atual é melhor do que a da época das Olimpíadas. “Estou treinando há oito meses na Alemanha e acho que está dando muito certo. Estou conseguindo os meus melhores tempos hoje”, garante.

Essa não é a primeira vez que ele vai para o exterior em busca de melhores desempenhos. Antes das Olimpíadas de Atenas ele usou a mesma fórmula. A campanha olímpica foi toda feita nos Estados Unidos, onde foi treinado por Anthony Nesty, do Suriname, que foi recordista mundial dos 100 m borboleta e o primeiro nadador negro a conquistar uma medalha de ouro, em Seul-1988.

Ele começou a nadar aos dois anos de idade por iniciativa do avô, que era professor de natação. Flertou com o judô aos 10 anos, mas abandonou a modalidade por causa da mãe. Seu primeiro clube foi o Canto do Rio, em Niterói. Aos 13 anos, transferiu-se para o Fluminense.

Três anos depois, passou para o Vasco, onde ficou até 2000. Mudou-se para os Estados Unidos, inicialmente morando na Califórnia. Depois de uma difícil fase de adaptação, conseguiu um lugar na Universidade da Flórida, onde encontrou Nesty.

Formado em administração, voltou ao Brasil e passou a competir pelo Minas Tênis. Mudou-se para a Alemanha para acompanhar sua mulher, nadadora alemã Marietta Uhle. “Ela recebeu o convite para voltar para a Alemanha e resolvemos ir para lá”, conta.