UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Flávia Renata Delaroli Cazziolato

Data e local de nascimento:
28/12/83, em Ipatinga (MG)

Peso/Altura:
64 kg / 1,75 m

Residência:
São Paulo (SP)

Provas:
50 m e 100 m livre

Participações no Pan:
Winnipeg-99, Santo Domingo-2003, Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Bronze nos 50 m livre e prata no revezamento 4x100 m livre

Flávia Delaroli

No Pan do Rio, Flávia Delaroli desempenhou o papel de coadjuvante de Rebeca Gusmão. Nos 50 m e nos 100 m livre, provas em que a compatriota ganhou o ouro, Flávia ficou em 4º e com o bronze, respectivamente. Além disso, faturou a medalha de prata no revezamento 4 x 100 m livre.

Graças a nadadoras como Flávia Delaroli, as mulheres foram o destaque das Olimpíadas de Atenas, em 2004. Ela ficou em oitavo lugar nos 50 m livre e integrou o revezamento 4x100 m livre que terminou em 11º. Na prova individual, ela igualou o recorde sul-americano já nas semifinais, que detém ainda hoje (25s17), junto com Rebeca.

A vaga olímpica foi assegurada no Pan-Americano de Santo Domingo, quando foi prata nos 50 m livre e bronze no revezamento 4x100 m. Com isso, melhorou seu desempenho em relação à edição anterior dos Jogos, em Winnipeg-99, quando subiu ao pódio apenas no revezamento, para receber o bronze.

No ano das Olimpíadas, Flávia seguiu fazendo bons resultados. Levou a medalha de bronze na etapa de Nova York da Copa do Mundo de natação e, em seguida, tornou-se a primeira nadadora brasileira a conquistar o ouro na competição, nos 50m livre, na etapa do Rio de Janeiro.

A mineira Flávia descobriu a natação ainda menina, aos cinco anos de idade. Os dois irmãos já praticavam o esporte e os pais também a colocaram na escola. Revelada por um clube de sua cidade natal, aos nove ela já participava de suas primeiras competições, rotina que acabaria abraçando por toda a sua juventude. A nadadora é casada com Caio Cazziolato, ex-jogador da seleção brasileira de basquete.