UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fernanda Nunes Alvarenga

Data e local de nascimento:
20/08/1986, em Brasília (DF)

Peso/Altura:
55 kg / 1,65 m

Residência:
Belo Horizonte (MG)

Prova:
100 m e 200 m costas

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Bronze no revezamento 4x100 m medley

Fernanda Alvarenga

Fernanda Alvarenga fez sua estréia nos Jogos Pan-Americanos neste ano no Rio de Janeiro. E o seu melhor resultado individual foi o nono lugar na semifinal dos 200 m costas, porque a nadadora conquistou também o bronze dos 4x100 m medley por ter disputado as eliminatórias da competição.

Fernanda começou a nadar por imposição da mãe depois de um episódio que quase culminou em uma tragédia familiar. Aos sete anos, Fernanda viu sua irmã, então aos três anos quase se afogar na piscina do quintal da casa da avó. O susto levou Fernanda à natação a contragosto.

"Ia só porque era obrigada mesmo. Ficava repetindo pra minha mãe: 'quando eu terminar o borboleta eu paro';, porque era o nado mais difícil, e o último que a gente aprendia na escolinha";, lembra a nadadora. "Mas no dia em que aprendi, voltei para casa tão feliz, que esqueci da velha promessa."

Depois de quatro anos nadando no Pinheiros, Fernanda mudou-se para Belo Horizonte em janeiro de 2007, onde passou a treinar no Minas Tênis Clube, acompanhada de perto do treinador Fernando Vanzella, o mesmo de Thiago Pereira.

O grande ídolo da nadadora de 18 anos é a veterana Fabíola Molina, especialista no estilo costas, e dona da primeira vaga nos 100 m da modalidade. Ao optar por não disputar os 200 m, Fabíola acabou por beneficiar Fernanda, que obteve a segunda vaga da prova, ao lado de Paula Baracho.

No Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, Fernanda não escondeu a tietagem. Ao encontrar Fabíola entre uma prova e outra, aproveitou para tirar dicas, fotos e até o telefone da nadadora. “A primeira vez que vi a Fabíola foi em uma clínica em 2005, lá em Brasília. Passei a imitá-la”, conta.

Atualmente, Fernanda trancou a matrícula da faculdade de fisioterapia, mas tem grande planos para o futuro. "Vou terminar e depois prestar para medicina, que é o meu sonho. Quero ser ortopedista."