UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Felipe Ferreira Lima

Data e local de nascimento:
05/04/1985, em Cuiabá (MT)

Peso/Altura:
87 kg / 1,90 m

Residência:
Santos (SP)

Prova:
100 m peito

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Prata no revezamento 4x100 m medley

Felipe Lima

Em sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, o nadador Felipe Lima ficou em quinto lugar na prova dos 100 m peito com o tempo de 1min02s65. Felipe também levou a prata no revezamento 4x100 m medley ao nadar nas eliminatórias no estilo peito.

Não importa se a prova não faz parte do programa pan-americano ou olímpico. Felipe Lima mostrou, no Troféu Maria Lenk, no início de maio, que está disposto a vencer sempre. Na final dos 50 m peito, ele foi o mais rápido, com direito a novo recorde sul-americano, 28s11, baixando a marca que havia registrado nas eliminatórias da prova.

Felipe, porém, não alcançou seu objetivo principal: atingir o índice olímpico no Pan. Na verdade, o tempo que o classificou para o Pan já está dentro da marca exigida pela Federação Internacional (1min01s57), só que ela foi feita no ano passado, e as seletivas só começaram no Mundial de Melbourne.

Felipe disputou a competição na Austrália, em março deste ano, mas foi mal nos 100 m peito, parando nas eliminatórias, com o 30º lugar e o tempo de 1min02s58. Mais de um segundo acima do seu recorde sul-americano, quebrado em dezembro do ano passado, em Vitória (ES).

Tanto nos 100 m como nos 50 m peito, Felipe baixou as marcas que pertenciam a Eduardo Fischer, que disputou as Olimpíadas de Atenas-2004, mas não conseguiu entrar para a equipe que vai ao Pan.

Estudante de Publicidade e Propaganda, Felipe Lima começou a nadar aos 12 anos, por indicação médica, para melhorar sua formação física. Antes disso, havia passado por várias outras modalidades, do futebol de salão e de campo até o taekwondo. Nas piscinas, começou defendendo um clube de Cuiabá, onde treina até hoje, mesmo sendo atleta da Unisanta, de Santos, no litoral paulista.