UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Daiene Marçal Dias

Data e local de nascimento:
16/05/89, em Vitória (ES)

Peso/Altura:
51 kg / 1,59 m

Residência:
Vitória (ES)

Provas:
100 m e 200 m borboleta

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Bronze nos 200 m borboleta e no revezamento 4 x 100 m medley

Daiene Dias

Com cara de menina, mas tempos de gente grande, a capixaba Daiene Dias nadou os 100 m, os 200 m borboleta, e o revezamento 4 x 100 m medley no Pan. Com apenas 1,59 metros, a baixinha é uma das revelações da natação nacional.

Daiene conquistou duas medalhas no Rio de Janeiro. Com o tempo de 2min13s35, ela levou a medalha de bronze nos 200 m borboleta. Foi a 19º medalha brasileira na natação do Pan. Ela colaborou também com outro bronze no revezamento 4 x 100 m medley, com o nado de borboleta.

Aos 18 anos, já acumula conquistas, decepções e, para o Pan-Americano do Rio de Janeiro, um grande renascimento. Ela se destacou em 2005, com apenas 15 anos, dominando as provas de borboleta no país. No ano seguinte, porém, com várias competições internacionais no calendário, não conseguiu manter o ritmo. O fundo do poço foi o desempenho bem abaixo do esperado no Mundial de natação júnior, disputado no Rio de Janeiro.

“No começo desse ano, eu decidi que tinha de levar as coisas a sério, me dedicar realmente aos treinamentos. É ano de Pan-Americano e eu sabia que tinha chances. Sempre fiquei entre as cinco melhores do Brasil, então sabia que poderia dar mais um passo”, lembra a nadadora de Vitória, no Espírito Santo.

A vaga só foi conquistada na última chance dada pela CBDA: no Troféu Maria Lenk, antigo Troféu Brasil. Ela chegou com o terceiro tempo da temporada, mas precisava ficar entre as duas primeiras para se classificar. Conseguiu. “Esse título de Troféu Brasil e a vaga para o Pan são as principais conquistas da minha carreira”, orgulha-se.

Daiene começou a nadar como muitas crianças: por aconselhamento médico, aos seis anos. “Minha mãe me colocou na natação porque eu tinha rinite, sinusite e todas as ites que você pode imaginar. Aos poucos, fui tomando gosto pela natação”, conta.

O gosto, ela confessa, não foi exatamente pelo desafio de baixar seus tempos. “Logo quando comecei a nadar, me destaquei. E desde pequenininha eu sempre gostei de ganhar e nas piscinas eu conseguia ganhar de todo mundo”.

Além de nadar, Daiene acha tempo para estudar. Ela faz faculdade de Educação Física em um faculdade particular de Vitória, onde ganha uma bolsa de estudos. “Os treinos não interferem muito na vida acadêmica. Eu consigo segurar bem as duas coisas. E lá na faculdade, todo mundo me apóia bastante”, garante.