UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Ana Marcela de Jesus Soares da Cunha

Data e local de nascimento:
23/03/92, em Salvador (BA)

Peso/Altura:
64 kg / 1,63 m

Residência:
Santos (SP)

Prova:
10 km maratona aquática

Participações no Pan do Rio:
Rio-2007

Campanha no Pan:
Sétimo lugar

Ana Marcela Cunha

Aos 15 anos, a baiana Ana Marcela fez sua estréia em Jogos Pan-Americanos com um sétimo lugar nos 10 km da maratona aquática, prova que também foi incluída na programação do torneio pela primeira vez.

Apesar do resultado modesto, a atleta já tem experiência internacional na modalidade. No ano passado, ela foi campeã brasileira e sul-americana e ainda disputou o Mundial da modalidade, na Itália, terminando em 11º lugar.

Os resultados levaram a baiana a mudar de cidade, trocando Salvador por Santos, no litoral paulista. Os pais, para não deixá-la sozinha, fecharam uma loja de produtos para animais e acompanharam a filha na mudança.

Ana Marcela sempre pôde contar com o apoio incondicional da família. O pai, o seu Jorge, chegou a assinar um termo de compromisso para que a filha participasse de um torneio, já que só eram aceitos atletas com mais de 12 anos.

Estudante do primeiro ano do ensino médio, Ana Marcela ainda tenta encontrar tempo para jogar vídeo-game, um de seus passatempos preferidos, junto com a Internet. Para ela, uma das vantagens da mudança para Santos foi o fato de poder treinar em grupo. “Nos treinos de sábado, todo mundo fica junto e, mesmo que meu treino não seja igual, eu me sinto motivada”, afirma.

A nadadora optou pelas provas em águas abertas mesmo depois de conquistar bons resultados nas piscinas, como as vitórias nos 200 m, 400 m e 800 m livre no Multinations 2006, em Atenas. “Eu sempre gostei de provas longas, por isso, preferi a maratona. Mas é totalmente diferente das provas em piscina. No mar, você tem que observar várias coisas, como as bóias, e tentar se livrar dos choques com os outros atletas”, compara.

A preparação para o Pan teve mais experiência internacional este ano, do Mundial de Melbourne, no final de março, quando terminou em 26º lugar, até a sexta colocação na terceira etapa do Circuito Internacional de maratonas aquáticas, em Portugal, no último dia 26 de maio.

O foco da nadadora agora deverá ser as Olimpíadas de Pequim-2008. Ana Marcela quer participar da edição que vai marcar a estréia da maratona aquática nos Jogos.