UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Esporte disputado somente por mulheres, o nado sincronizado consiste na execução de uma série de exercícios físicos dentro de uma piscina, acompanhados por música -também descrito como um balé aquático.

Nas Olimpíadas e nos Jogos Pan-Americanos existem dois tipos de apresentações: dueto e por equipe - formada por oito competidoras. As nadadoras competem em uma piscina de 50 m de comprimento, e têm uma área mínima de 12 m por 12 m para se apresentarem. Dentro da piscina são instalados alto-falantes subaquáticos para permitir as atletas ouçam as músicas de acompanhamento.

As competições são divididas em duas partes. A rotina técnica inclui elementos obrigatórios pré-estabelecidos pelos árbitros. Os duetos têm dois minutos e 20 segundos para realizá-la, enquanto as equipes não podem ultrapassar dois minutos e 50 segundos. São julgados o controle da atleta - altura, técnica e suavidade nos movimentos - e o desenho - ângulos e posições do corpo. As notas são divididas em duas: 50% para execução e 50% para impressão.

Na rotina livre, os duetos e equipes são livres para fazerem a seqüência de figuras que desejarem. Os movimentos têm que ser criativos e estarem de acordo com o ritmo da música. As duplas têm três minutos e 30 segundos para se apresentarem, enquanto os times têm quatro minutos. Cinqüenta por cento da nota é dada para a técnica e os outros 50% para a impressão artística das atletas.

Em caso de infrações, as nadadoras são punidas com a perda de pontos. Para o toque proposital no fundo da piscina e apoio na borda são descontados dois pontos. Se excederem o limite de tempo, um ponto é descontado. Já as vencedoras são conhecidas após a soma dos resultados das duas rotinas. A maior nota fica com a medalha de ouro.