Data e local de nascimento:
09/06/1988, em São Paulo (SP)
Peso/Altura:
62 kg / 1,70 m
Residência:
São Paulo (SP)
Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007
Campanha no Pan-2007:
Bronze por equipes
Nayara Figueira
Logo em sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, a brasileira Nayara Figueira integrou a equipe que conquistou a medalha de bronze por equipes, em competição vencida pelos Estados Unidos e que teve o Canadá como segundo colocado.
Única atleta da seleção brasileira de nado sincronizado que nasceu em São Paulo e defende uma equipe paulista, Nayara Figueira teve de mudar provisoriamente para o Rio de Janeiro durante a preparação para o Pan.
No segundo semestre do ano passado, ela foi para a sede dos Jogos Pan-Americanos e morou em um apartamento, na casa de companheiras da seleção e parentes e, atualmente, está em um hotel. "Foi uma decisão conjunta. Eu e a comissão achamos que seria melhor eu estar perto das outras meninas", justifica.
Como muitas de suas colegas de seleção, Nayara passou pela natação antes de entrar para o nado sincronizado, mas foi por pouco tempo. "Eu fiz só um mês de natação e já mudei. Aprendi a nadar mesmo foi fazendo nado sincronizado. Antes, eu só sabia não me afogar", diverte-se.
O primeiro contato com a modalidade foi durante uma apresentação no complexo esportivo do Ibirapuera, conhecido atualmente mais por receber competições de atletismo, jogos de vôlei e treinos do judô. "Minha prima começou primeiro, mas parou. Eu fiquei apaixonada e continuei."
Pouco tempo depois, ela foi chamada para um teste no Paineiras, clube que defende até hoje. Para atuar pelo Brasil, contudo, ela precisou ir ao Rio de Janeiro. "Quando eu estava passando para o juvenil, fui fazer um teste lá e entrei", lembra.
Sua primeira competição foi o sul-americano da categoria, disputado em Medellín, na Colômbia, em 2001. E o Brasil foi campeão por equipe. Nas edições de 2003 e 2005, o título se repetiu e Nayara também foi campeã no solo.
A chegada ao time adulto foi em 2004. "Eu já treinava com a seleção principal em 2003, quando ainda era júnior, mas sem participar de competições. Depois do Pan, a equipe passou por uma renovação e eu fiquei."
A despedida da categoria de base foi o Mundial Júnior de Moscou, em 2004, quando o Brasil foi finalista na disputa por equipe e na rotina livre combinada. Na mesma temporada, Nayara ajudou a seleção adulta a vencer o Sul-Americano. No ano passado, ela foi campeã de solo no torneio, além de integrar a equipe e a rotina livre, que também levaram ouro. Este ano, participou do Mundial de Melbourne, na Austrália.