UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Lara Puglia Teixeira

Data e local de nascimento:
26/11/1987, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
55 kg / 1,68 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no
Pan-2007:

Bronze no dueto e bronze por equipes

Lara Teixeira

Ao lado de Carolina Hildebrandt, Lara encantou o público no Pan do Rio de Janeiro com apresentação de um tema cigano na rotina técnica e do frevo na rotina livre. A empolgação foi a mesma quando o resultado assegurou a medalha de bronze ao dueto brasileiro - ficou atrás apenas dos sempre favoritos Estados Unidos e Canadá.

Da combinação entre ginástica olímpica e natação nasceu a vontade de Lara Teixeira praticar o nado sincronizado. Ela fazia os outros dois esportes no clube Tijuca, mas confessa que sempre tinha admirado as meninas do nado e por isso, pediu para mudar de modalidade, aos 8 anos de idade.

Uma das poucas classificadas entre as mais de 200 meninas da "peneira", Lara foi iniciada no esporte praticamente do zero, e teve de aprender a prática da esgrima, além de atirar e cavalgar, esportes com os quais ela não tinha tido nenhum contato na vida.

A primeira convocação para as categorias de base da seleção, contudo, veio apenas em 2001. Em 2004, Lara participou de sua primeira competição importante, o Mundial Júnior de Moscou, sendo finalista no dueto, com um décimo lugar, e também na equipe e na rotina livre combinada, conseguindo respectivamente o 11º e o nono lugares. Na mesma temporada, com a seleção adulta, foi campeã sul-americana por equipe e rotina livre combinada, na Argentina.

O vai-e-vem entre as seleções rendeu ainda o prêmio de melhor atleta do sul-americano juvenil de 2005, no Chile. No total, Lara conquistou três títulos nesta competição, depois das vitórias em 2001 e 2003. O ano também foi de estréia da atleta no Mundial adulto, me Montréal, no Canadá.

Em 2007, Lara também integrou a delegação brasileira para o Mundial de Melbourne, realizado em março, na Austrália, ficando em 12º lugar no dueto livre, décimo na equipe técnica e equipe livre e nono no combo.

No mês de junho, a equipe brasileira disputou o Aberto da Itália, como preparação para o Pan. No dueto, Lara e sua companheira Caroline Hildebrandt conseguiram superar o resultado do Mundial de Melbourne, somando 89,100 pontos e terminando em nono lugar.