UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Gláucia Heier Souza

Data e local de nascimento:
05/04/1986, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
53 kg / 1,61 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Bronze por equipes

Gláucia Heier

No seu segundo Pan, Gláucia Heier integrou a equipe brasileira que conquistou a medalha de bronze, em prova vencida pelos Estados Unidos e que teve as canadenses com a medalha de prata.

Em 2003, três reservas da seleção brasileira de nado sincronizado teriam a chance de disputar um dos dois grandes eventos da temporada. Duas delas foram escaladas para o Mundial de Barcelona e Gláucia Heier formou o time do Pan de Santo Domingo-2003.

Na época, ela ainda era atleta júnior, e já ganhou a responsabilidade extra de substituir na apresentação por equipe a experiente Carolina de Moraes, que havia sofrido uma fratura no pé. "Acho que saí no lucro né, porque ganhei uma medalha de bronze", afirma hoje a carioca.

Gláucia praticou ginástica artística dos três aos nove anos de idade até resolver mudar para o nado sincronizado. "Vi que a ginástica não era um esporte para mim. Eu me machucava muito e também não queria ficar presa o dia inteiro, porque eu já treinava forte para campeonatos. Sofri uma pressão de atleta ainda muito nova", lembra.

A escolha pelo nado foi natural. "Eu já gostava muito de água. Saía da ginástica e ia para a piscina", conta.

Na primeira tentativa de entrar para a seleção, a sorte trabalhou a favor da atleta. "Estava participando da seletiva para uma categoria acima da minha faixa etária. Eram nove vagas e eu fiquei em décimo lugar. Mas a solista pediu dispensa e eu acabei entrando", conta.

E acabou ajudando a equipe juvenil a conquistar o título sul-americano em 1999, o que se repetiria dois anos depois, quando também foi campeã no solo. Com o time adulto, foi campeã da América do Sul em 2002, 2004 e 2006. No Mundial Júnior de Moscou, em 2004, foi finalista em equipe, com um 11º lugar, e na rotina livre combinada, que chegou à nona colocação.

Depois de ficar fora do Mundial adulto de Barcelona, Gláucia participou do evento de Montréal, em 2005 e Melbourne, em março deste ano, que serviu como preparação para o Pan do Rio. Na Austrália, chegou a três finais: equipe técnica (10º lugar), equipe livre (10º lugar) e combo (9º lugar).