UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Giovana Nunes Stephan

Data e local de nascimento:
05/05/1990, em Itaú de Minas (MG)

Peso/Altura:
54 kg / 1,64 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Bronze por equipes

Giovana Stephan

Logo em sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, a brasileira Giovana Stephan integrou a equipe que conquistou a medalha de bronze, em competição vencida pelos Estados Unidos e que teve o Canadá como segundo colocado.

A ginástica olímpica estava deixando Giovana Stephan "forte demais", como a própria atleta afirma ao justificar o abandono da modalidade. Antes de ir para o nado sincronizado, no entanto, ela ainda tentou o tênis, mas só por seis meses.

"Minha mãe me incentivou a ir para o nado, porque ela gostava", conta. A filha também gostou e adotou a nova modalidade, no Flamengo. De 2004 a 2006, a atleta defendeu o Paineiras, de São Paulo, para voltar ao clube carioca na seqüência.

As mudanças são uma constante na vida de Giovana, nascida em Itaú de Minas por uma opção dos pais, que, à época, moravam em Ribeirão Preto, no interior paulista, mas queriam o apoio de uma tia da futura atleta que é médica e trabalhava na cidade mineira.

Ainda criança, contudo, Giovana foi para o Rio de Janeiro, em uma nova transferência do pai, que trabalha na Marinha. "Eu me sinto mais carioca do que qualquer outra coisa", diz.

Muitas integrantes da seleção que vai ao Pan resolveram trancar matrícula na faculdade para se dedicar inteiramente aos treinos. Giovana não pôde fazer o mesmo, porque ainda conclui o ensino médio. As férias começam oficialmente nove dias antes do início da competição.

Mas os professores têm sido compreensivos, segundo a atleta. "Eles estão colaborando. Só tem uma matéria que eu não sei como vai ficar, mas o resto está tudo bem", conta a atleta, que ainda não decidiu que curso vai escolher para o vestibular.

Giovana faz parte da seleção brasileira desde 2002, e chegou ao time adulto em 2005, quando participou do Mundial de Montréal. Este ano, a equipe nacional disputou o Mundial de Melbourne.