UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Branca Moreira Feres

Data e local de nascimento:
22/02/1988, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
53 kg / 1,65 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Bronze por equipes

Branca Feres

Logo em sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, a brasileira Branca Feres integrou a equipe que conquistou a medalha de bronze, em competição vencida pelos Estados Unidos e que teve o Canadá como segundo colocado.

Desde os três anos de idade, Branca e sua irmã gêmea Bia praticavam natação e ginástica rítmica no clube Tijuca, do Rio de Janeiro. O fato de serem idênticas chamava a atenção dos treinadores do nado sincronizado, que sugeriam a mudança de modalidade para a dupla. Elas se convenceram aos sete anos, quando abandonaram os outros dois esportes, mesmo contra a vontade da mãe que desejava que as filhas se aperfeiçoassem na natação.

Mas, para Branca, ser gêmea no nado sincronizado é uma vantagem que não pode ser ignorada. "Ajuda na sintonia e também na parte estética. Você precisa estar, de preferência, completamente igual à sua companheira. E geneticamente somos privilegiadas", diz.

Até a treinadora se confunde com as duas irmãs e Branca diz já até responder pela irmã em alguns momentos. "Eu já atendo por Bia", conta.

A trajetória de Branca no esporte é a mesma de sua irmã. As duas conquistaram o primeiro título pela seleção juvenil, no dueto e equipe, no Sul-Americano da categoria, em 2003. Em 2004, participaram do Mundial Júnior de Moscou, sendo finalistas na equipe, com um 11º lugar, e na rotina livre combinada, com uma nona colocação.

Na temporada 2006, Branca foi campeã sul-americana absoluta por equipe e rotina livre combinada e este ano, participou do Mundial de Melbourne, na Austrália, sendo finalista na equipe técnica (10º lugar), equipe livre (10º lugar) e combo (9º lugar). Também foi finalista no Aberto da Itália, com um quinto lugar em equipe. A competição serviu como preparação para o Pan-Americano.