UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Existem dois tipos de luta olímpica: a greco-romana e a livre. Na greco-romana é proibido o uso das pernas, ou seja, é permitido apenas o emprego da parte superior do corpo para derrubar, erguer e deslocar o adversário. Ao passo que, na luta livre, os golpes com as pernas são permitidos, sem nenhum tipo de penalidade. Apenas as tesouras com as pernas são proibidas.

Mas o esporte tem algumas regras que valem para os dois tipos de competição, principalmente em relação à higiene pessoal. As unhas devem estar devidamente cortadas. Os cabelos, por sua vez, devem ser curtos ou amarrados para trás e a barba tem que estar feita.

Cada combate consiste em dois rounds de três minutos de duração cada um, com um intervalo de 30 segundos entre os rounds. Ao final de cada período, um atleta é declarado vencedor. Se lutadores diferentes ganharem os dois períodos, um terceiro é realizado para definir o vencedor do combate. Uma queda, entretanto, interrompe a luta independentemente do período.

A disputa é feita em uma arena de 12 metros quadrados, com o formato de um octógono, revestida por um vinil espesso e compacto. Na zona de combate, existe um círculo com nove metros de diâmetro delimitado por uma faixa vermelha com um metro de largura, que indica a zona de passividade. Dentro desse círculo, existem outras três circunferências, sendo uma delas central, com dois metros de diâmetro, onde ocorre o início da luta. A zona de proteção é a área externa do círculo de nove metros de diâmetro.

Quando um dos lutadores, tanto na luta greco-romana, quanto na luta livre, conseguir fixar os ombros do adversário no chão, é caracterizada uma queda, ou seja, o autor do golpe é, automaticamente, declarado vencedor. Além da queda, um combate pode ser decidido pela soma de pontos que cada atleta conquista. Um movimento bem-sucedido, como um golpe aplicado com propriedade, vale pontos.

Conforme o grau de dificuldade de cada golpe, o lutador soma pontos de 1 a 5. Se conseguir uma vantagem de dez ou mais pontos, vence a luta. O golpe de chão (girar o adversário sobre os ombros dele, sem encostar as costas no chão) vale 2 pontos; o de média amplitude (projetar o adversário a uma altura média do chão) vale 3; o golpe de grande amplitude (pegar o adversário pela frente ou por trás para projetá-lo para trás, por cima dos ombros), 5 pontos. Em caso de empate ou quando nenhum dos dois lutadores conseguir marcar pelo menos três pontos, o combate é prorrogado em mais um round de três minutos. Se mesmo assim nenhum dos dois lutadores desempatar a luta ou não atingir os três pontos mínimos, a definição do vencedor fica a cargo dos juízes.

Há três juízes, dos quais apenas um, o mediador, fica no tablado. A área de combate é um tapete quadrado de 8 metros de lado com no máximo 10 centímetros de espessura, situado no centro de uma plataforma de 12 por 12 metros e de 0,90 a 1,10 metro de altura.