UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Luta pela sobrevivência deu origem ao esporte

Antônio Gaudério/Folha Imagem

Antoine Jaoude perde final da luta no Pan-Americano de Santo Domingo-03

O homem precisou lutar desde o início da humanidade, seja para se alimentar, estabelecer sua própria hierarquia interna ou, ainda, para garantir sua sobrevivência. Essas lutas originaram uma série de diferentes modalidades que existem nos dias de hoje. A luta olímpica é o resultado da evolução das antigas lutas gregas que, no Império Romano e mais tarde na Idade Média, evoluíram para regras menos agressivas e mais esportivas.

A mitologia grega oferece várias histórias de luta, sendo uma das mais famosas a disputada entre o gigante Anteo, filho de Posseidon, contra Hércules. De acordo com essa lenda, os gregos acreditavam que a luta tinha sido criada pelos deuses. Outras civilizações da Antigüidade também praticaram luta. Encontram-se vestígios da prática na China, Islândia, América e Turquia. Assim, o esporte fez parte do programa dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

A luta olímpica converteu-se em um esporte de contato e combate, baseado nas técnicas antigas e em outras mais modernas. O esporte possui um regulamento que permite a competitividade sem riscos para os praticantes em lugar dos antigos golpes mortais.

Nos primeiros Jogos Olímpicos, disputados em 1896, em Atenas, a modalidade de luta incluída no programa foi a greco-romana, que prevaleceu pelo desejo dos organizadores de dignificar o combate corpo a corpo e assim se diferenciar dos cruéis e selvagens combates de "vale-tudo", muito populares na Europa desde o início do século 19, sobretudo na França. Participaram do torneio cinco lutadores.

A luta livre foi a segunda modalidade a entrar nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, disputada em Saint Louis, em 1904, substituindo a greco-romana. A diferença entre essas duas modalidades é que a greco-romana permite agarrar o adversário apenas acima da linha da cintura, enquanto na livre é permitido também atacar as pernas do oponente. A partir dos Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920, os dois estilos de luta olímpica passaram a fazer parte do programa oficial de forma ininterrupta.

No Pan, a luta fez a sua estréia em 1951, em Buenos Aires, com a categoria livre. A modalidade grego-romana entrou no programa nos Jogos da Cidade do México, em 1975. Já as mulheres começaram a disputar o esporte em Santo Domingo-2003.