UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Participação-relâmpago: único brasileiro em Atenas-04, Antoine Jaoude esteve em combate por 4min10 na Olimpíada. Sem sorte, Jaoude perdeu para o atual bicampeão mundial, Eldar Kurtanidze, da Geórgia, em 1m49, e do do duas vezes vice-campeão mundial, o iraniano Alireza Heidari, em 2min21.
  • Made in Brazil: filha de pais brasileiros que emigraram para a Califórnia, a lutadora norte-americana Patricia Miranda conquistou bronze na categoria até 48 kg em Atenas-04.
  • Sem escorregar: os atletas da luta não podem iniciar um combate suados. O suor deixa a pele escorregadia e dificulta a realização de um golpe de luta. Para que os competidores possam se agarrar com mais firmeza, eles geralmente são secos com uma toalha antes da luta, após o devido aquecimento.
  • Sem dedo: campeão em Sydney-00, norte-americano Rulon Gardner sofreu um acidente com um trenó de neve em 2002. Ele perdeu o controle do veículo, bateu e ficou exposto a -30ºC no meio do estado de Wyoming por 18h até ser resgatado. Um dos dedos do meio de seu pé direito, porém, já estava congelado e teve de ser amputado.
  • Por 34 segundos: em Santo Domingo-03, a brasileira Juliana Borges vencia a venezuelana Yasmili Ramos por 5 a 0 na disputa da medalha de bronze, mas deixou a adversária empatar a 34 segundos do fim da luta. O confronto foi para a prorrogação, onde a primeira atleta a marcar um ponto vence. Foi o que a venezuelana fez: aos 2min15 dos 3 minutos previstos para a prorrogação.
  • Celebridade: um dos lutadores deve receber atenção reforçada da mídia independente do resultado no Pan. Marcelo Gomes, o Zulu, ganhou fama ao participar do reality show Big Brother Brasil 4, em 2004. No programa, Zulu dizia que usaria o dinheiro do prêmio para treinar para o Pan. Foi o sétimo eliminado do programa.
  • Apelo na TV: Rodrigo Artilheiro, que vai ao seu segundo Pan, participou do quadro "Agora ou nunca" do Programa Caldeirão do Huck. O lutador teve que segurar um helicóptero por 45s para ganhar R$ 10 mil. Artilheiro venceu o desafio e usou o dinheiro para treinar na Bulgária antes da competição no Rio.