UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Rodrigo Castro Artilheiro

Data e local de nascimento:
06/04/1979, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
115 kg / 1,90m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Estilo greco-romano até 120kg

Participações no Pan:
Santo Domingo-03 e Rio de Janeiro-07

Campanha no Pan do Rio:
5º lugar

Rodrigo Artilheiro

Rodrigo Artilheiro era uma das principais apostas de medalha para o Pan do Rio de Janeiro. "Ele está em uma excelente fase. Acredito que tenha grandes chances de ganhar medalha, só não digo de ouro porque os combates da categoria pesado são sempre os mais equilibrados", dizia o diretor-técnico da CBLA (Confederação Brasileira de Lutas Associadas), Roberto Leitão, antes do torneio.

E a medalha quase veio. Rodrigo foi para a disputa do bronze na categoria até 120 kg, mas perdeu e terminou na 5ª colocação.

Quando criança, Rodrigo se apaixonou pelo judô, esporte que o acompanha até hoje. Somente em 2001, o lutador começou a praticar luta olímpica. Com pouco tempo na modalidade, no entanto, os primeiros resultados já apareceram. Dois anos mais tarde, conquistou uma vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-03.

Artilheiro surpreendeu e chegou à semifinal, quando foi derrotado pelo venezuelano Rafael Bareno por 4 a 0 e acabou em quarto lugar na luta greco-romana, categoria até 120 kg. "Ele era mais experiente e eu tinha pouco tempo de luta. Dei o meu máximo, o meu sangue, mas infelizmente não consegui", lembrou o brasileiro, que, pelo sonho da medalha olímpica, segue na luta mesmo sem patrocínio.

Para conseguir viajar ao exterior para treinar, Artilheiro participou do quadro "Agora ou Nunca" do programa Caldeirão do Huck. O lutador teve que sustentar um helicóptero durante 45s para ganhar R$ 10 mil. Ele venceu o desafio e embarcou para a Bulgária a um mês do Pan.

Quando não está no tatame lutando, Artilheiro gosta de passar as horas livres com sua família ou praticando seu principal hobby, a pescaria.