UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Renato Roma Pimenta

Data e local de nascimento:
03/07/1974, em Santo André (SP)

Peso/Altura:
74 kg / 1,69m

Residência:
São Paulo (SP)

Categoria:
Estilo Livre até 74kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
5º lugar

Renato Roma

Renato Roma foi criado em Rancharia, uma cidadezinha próxima a Presidente Prudente, no interior de São Paulo. "Não tinha muita oportunidade de emprego, não oferecia estrutura", diz o atleta, que mudou-se para São Paulo aos 22 anos. "Vim para estudar, trabalhar, qualquer coisa. Já cheguei a trabalhar no supermercado de um tio e até como 'office old'", brinca. "'Old', porque já era velho pra ser boy."

Ainda no interior, Renato começou a praticar judô quando criança. Já em São Paulo, conheceu na academia o jiu-jitsu, e foi conciliando as duas modalidades. O encontro com a luta só ocorreu quando, durante um treino, rasgou seu quimono. "Treinava com uns caras faixa-preta, muito fortes. Não tinha dinheiro pra comprar outro quimono. Passei a treinar sem mesmo", lembra. "Nem sabia que estava fazendo luta."

Quando a academia que freqüentava fechou, o lutador não teve dúvidas. "Ia treinar na grama do Ibirapuera mesmo, sem quimono. Saía todo coçando, todo ralado, mas ao menos estava treinando", lembra.

Fora do esporte, Renato também passou por dificuldades. Começou a estudar fisioterapia, mas teve que parar por não ter dinheiro para pagar a mensalidade. Sua principal fonte de renda era instável. "Dava aula como personal trainer para executivos e até na Polícia Federal de defesa pessoal. Mas clientes ricos viajam a toda hora, é difícil manter por muito tempo", conta o lutador.

Em seu primeiro Campeonato Brasileiro, em 2001, entrou e venceu. Nas cinco vezes seguidas, foram cinco novos títulos brasileiros.

No Pan, Renato quase conseguiu trazer uma medalha pra o Brasil. Pela repescagem, chegou à disputa do bronze na categoria até 74 kg, mas perdeu e acabou na 5ª colocação.