UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Iuri da Cunha Estevão

Data e local de nascimento:
7/2/1983, em Belém (PA)

Peso/Altura:
60 kg / 1,60 m

Residência:
Belém (PA)

Categoria:
estilo greco-romano até 60kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
7º lugar

Iuri Estevão

Nascido numa região da periferia de Belém, Iuri começou no esporte aos 16 anos, num pólo de luta para menores carentes da Guarda Municipal de Belém. "Comecei a freqüentar e logo estava competindo", lembra o atleta, que tem seis títulos brasileiros.

Em 2004, participou da seletiva olímpica, mas não conseguiu vaga para os Jogos. No ano seguinte, conquistou a medalha de bronze no Pan da modalidade, disputado na Guatemala-05. Com o apoio do Estado, Iuri seguiu competindo. Entretanto, o mesmo não aconteceu com os estudos. Chegou a cursar engenharia da computação, mas sem o apoio da faculdade, teve que trancar a matrícula.

Seu plano para o Pan era justamente obter uma medalha e, com ela, reconhecimento e prestígio. A conquista, porém, não veio. O lutador perdeu logo sua partida de estréia e terminou apenas na 7ª colocação.

Se conseguir voltar à sala de aula, Iuri pretende trocar os computadores pela educação física. "Já trabalhei com engenharia, mas eu mais viajava e treinava do que trabalhava, então não foi muito produtivo", lembra o lutador, que considera sua mãe sua maior incentivadora.