UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Carol de Lazzer Cardoso

Data e local de nascimento:
28/10/1980, em Caxias do Sul (RS)

Peso/Altura:
63kg / 1,65 m

Residência:
Caxias do Sul (RS)

Categoria:
estilo livre até 63 kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
9º lugar

Carol de Lazzer

A primeira atividade física de Carol foi o balé clássico. Do jazz, passou para a ginástica olímpica, e de lá foi um passo até o handebol e, finalmente, chegou à primeira luta, o jiu-jitsu.

"Comecei no jiu-jitsu em 2001 por insistência de um colega que era professor. Relutei por um ano, mas acabei cedendo aos encantos da luta", lembra a lutadora, que ingressou na modalidade em 2003. "Estava saindo de um treino de jiu-jitsu na Academia Sul Jiu-Jitsu e me convidaram para fazer um treino de luta."

Apaixonada pelos dois estilos, Carol manteve as duas práticas. Apesar do pouco tempo de prática, Carol já tem resultados consistentes. É bicampeã brasileira, foi medalhista de prata nos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires-06, e é a atual vice-campeã Pan-Americana da modalidade. Em 2006, foi campeã da Copa do Mundo de jiu-jitsu na faixa marrom/preta.

No Rio de Janeiro, porém, os resultados não foram bons. Carol perdeu logo a primeira partida e foi eliminada da disputa, terminando na 9ª colocação.

Seu sonho, agora, é chegar às Olimpíadas de Pequim. No entanto, ela mantém cautela ao falar do assunto. "Vou pensar nisso depois do Pan. Tenho muito treino até lá ainda".

A própria lutadora se surpreende quando questionada sobre sua versatilidade em tantos esportes. "Se me dissessem há sete anos que eu estaria aqui hoje, eu diria que não, imagina, que jamais faria jiu-jitsu. Isso só me ensinou a não dizer nunca antes de tentar", lembra.