UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
O levantamento de peso é um esporte em que vence o competidor que conseguir erguer o maior peso. Para isso, o atleta utiliza halteres (barras de 2,20 m de comprimento, 2,80 cm de diâmetro e 20 kg) com discos que podem pesar 1,25 kg, 2,5 kg, 5 kg, 10 kg, 15 kg, 20 kg ou 25 kg. Os discos e são colocados na barra do maior para o menor, fixados por presilhas.

As competições de levantamento de peso desenvolvem-se sobre um tablado de quatro por quatro metros. Quem deixa a barra cair está automaticamente desclassificado. Todos os atletas de uma mesma divisão ou categoria competem juntos. Eles disputam duas modalidades, arranque e arremesso -também chamado de dois tempos.

Na prova de arranque, os atletas devem inclinar o corpo por baixo do halteres e levantá-lo rapidamente sobre a cabeça, sem nenhuma pausa durante o movimento. No arremesso, o movimento é feito em dois tempos. Primeiro, os halteres são levantados até o peito, em uma posição intermediária (carga). Depois, com um único movimento, eleva-se a barra acima da cabeça, com os braços totalmente esticados.

Se os halteres encostarem uma vez no chão, o atleta não pode parar e tentar de novo, pois apenas seus pés devem ter contato com o solo. Quando chegam à cabeça, os halteres têm de ficar controlados. Na carga é proibido tocar com o braço ou o cotovelo as pernas.

Somam-se os pesos levantados nas duas modalidades. O atleta que obtiver a maior carga levantada é declarado vitorioso. Em caso de empate, o pesista de menor massa corporal fica com o título.

Três árbitros trabalham em frente ao tablado, sendo um central, um lateral direito e um lateral esquerdo. Os juízes são encarregados de determinar se os levantamentos - feito com os pés alinhados e o peso relativamente estabilizado - são válidos ou não.

Uma vez preparados os halteres, os atletas têm 90 segundos para realizarem o levantamento. Cada competidor tem três tentativas para fazer um levantamento válido.