UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Ajuda a outros esportes: o levantamento de peso é utilizado como esporte de base para a prática de outras modalidades, como o futebol. Grandes clubes fazem seus atletas praticarem o levantamento como esporte auxiliar na preparação física do atleta.
  • Longe do recorde 1: o recorde mundial de levantamento de peso é do iraniano Reza Zadeh Hossein, que levantou 263 kg na prova de arremesso nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, na Grécia. O melhor brasileiro é Lauri Blair, que conseguiu levantar 200 kg.
  • Longe do recorde 2: entre as mulheres, o recorde é da chinesa Tang Gonghong, que em 1979 levantou 182 kg também na prova de arremesso. A brasileira Ana Carolina valente ergueu 100 kg, recorde nacional.
  • Porta-bandeira: mesmo com o pouco apoio encontrado no Brasil, os praticantes de levantamento de peso, também chamados de pesistas, podem se orgulhar. Nas Olimpíadas de Melbourne, em 1956, Bruno Barabani foi responsável por carregar a bandeira brasileira no desfile de abertura dos Jogos.
  • Bruto intelectual: o pesista russo da categoria dos pesados, Yuri Vlasov, destacou-se não só por seus resultados, mas também por sua sensibilidade artística e capacidade intelectual. Vlasov foi perseguido por escrever livros de poesia e era "escoltado" pela polícia da então União Soviética quando ia competir fora de seu país, para que não pedisse asilo. O atleta russo, que competia de óculos e distribuía seus livros entre os colegas do esporte, foi o campeão olímpico em Roma-1960.
  • Medalha com três dedos: o levantador de peso húngaro Imre Foldi foi prata nas Olimpíadas de Tóquio-1964 e da Cidade do México-1968, além de ouro em Munique-1972. Detalhe: Foldi só tinha quatro dedos da mão direita e, em Tóquio, ficou com um dedo paralisado devido ao esforço, conquistando a medalha só com três dedos.