UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Rosane Santos

Data e local de nascimento:
20/06/1987, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
53 kg / 1,61 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Até 53 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Oitavo lugar

Rosane Santos

Rosane dos Santos não foi bem em seu primeiro Pan-Americano, no Rio de Janeiro. Com uma atuação abaixo de suas marcas anteriores, ela ficou na oitava e última colocação em sua categoria.

Como a maioria dos atletas do levantamento de peso, Rosane chegou ao esporte após ter iniciado no atletismo. Por não obter um bom rendimento como velocista dos 100 m rasos, seu técnico indicou uma nova modalidade.

O que chamou a atenção foi o fato dela nunca ter ouvido falar em levantamento de peso. “Ele me levou no Maracanã, onde era praticado o meu novo esporte. Vi, gostei e estou até hoje", conta a carioca de 20 anos.

“Minha família não entendeu muito bem. Era um esporte que ninguém conhecia, mas eles apostaram em mim”, comenta Rosane. “Achei interessante, diferente. Foi tudo muito rápido, em menos de um mês teve uma viagem internacional para o Chile e me empolguei. No atletismo não tive esta oportunidade, seria impossível viajar”.

Este primeiro campeonato foi o Sul-Americano Juvenil. Os bons resultados (duas medalhas bronze e uma de prata) fizeram com que todos começassem a apostar no talento da jovem atleta. “Não ia ter esta oportunidade se não fosse no levantamento”, explica.

Para Rosane o Pan era algo impossível. “Era só um sonho, algo inesperado. Nossa, quando fiquei sabendo que iria para o Pan a emoção foi muito forte. ”, disse, emocionada.